A escritora francesa Violette Leduc sempre se sentiu fora dos padrões das mulheres de sua época e essa inadequação a fez refletir sobre a condição feminina no mundo, tema muito recorrente em seus livros. O filme Violette tenta contar um breve período da vida dessa pensadora, em especial a sua amizade com a filósofa Simone de Beauvoir.
O roteiro concentra-se aproximadamente após o fim da Segunda Guerra Mundial até o lançamento do primeiro best-seller de Violette, (no filme interpretada por Emmanuelle Devos), O Bastardo (1964). O foco da cinebiografia é mostrar os fatos da vida de Leduc que mais a marcaram e a influenciaram a escrever, um deles foi a leitura de She Came to Stay, de Beauvoir (Sandrine Kiberlain).
Após a leitura desse livro, Violette fica muito entusiasmada em conhecer a filósofa e quando finalmente a encontra, Leduc lhe entrega um manuscrito completo de seu livro. A partir disso cresce uma amizade e uma admiração mútua entre as duas. Beauvoir encoraja-a a escrever e a desenvolver o talento. Graças a ela, Violette conseguiu publicar o seu primeiro livro, O Bastardo, que depois de tornou um grande Best seller.
A escritora francesa seguiu a carreira nas letras e suas obras eram quase sempre de inspiração biográfica e por isso acabaram causando muita polemica na época. Outro tema que Violette costumava explorar em suas obras eram as descrições minuciosas relacionadas com a sexualidade feminina.
Serviço
Violette (Idem, França, 2014, 140 minutos, 16 anos)
Cine Jardins – Shopping Jardins: Sala 2. 18h30. 21h