Após temporada de sucesso em São Paulo e em Recife, Vitória recebe a exposição As Mulheres de Benício, uma parceria da OÁ Galeria com a Mandacaru Design. A mostra, em cartaz a partir desta quarta-feira (24), tem curadoria de Bebel Abreu e traz trabalhos originais de um dos ícones da cultura pop brasileira.
Profissional com 60 anos de carreira, seu traço hiper-realista já inspirou gerações de ilustradores brasileiros. O recorte escolhido para esta mostra é justamente um dos aspectos que o tornaram conhecido: as belíssimas pin-ups, tentadoras espiãs presentes nas capas dos livros de bolso publicados pela Editora Monterrey ao longo de quase duas décadas.
Além da exposição, a OÁ Galeria realiza as oficinas de Aquarela e Diário Gráfico com o ilustrador Renato Alarcão. As oficinas têm vagas limitadas e irão acontecer nos dias 26, 27 e 28 de setembro.
O artista
Benício é um ilustrador brasileiro, nascido em Rio Pardo, Rio Grande do Sul, em 1936. Iniciou sua carreira aos 16 anos, como aprendiz de desenhista na Clarim Publicidade, em Porto Alegre, em 1953. A partir de 1961, ingressou na Mccaann Erickson Publicidade, onde realizou importantes trabalhos para a Coca-Cola, Esso entre outros clientes.
Na década de 70 criou cerca de 300 cartazes para o cinema, incluindo os trinta de Os Trapalhões, além de sucessos do cinema nacional, como Dona Flor e seus dois maridos e Independência ou morte.
Serviço
A abertura da exposição As Mulheres de Benício será nesta quarta-feira (24), as 19h, na OÁ Galeria. Rua Aprígio de Freitas, 240 A (antigo nº50), Consolação, Vitória. Entrada gratuita. As obras originais estarão à venda. Visitação: Segunda à Sexta 10h às 19h, sábados com agendamento.