segunda-feira, janeiro 13, 2025
25.5 C
Vitória
segunda-feira, janeiro 13, 2025
segunda-feira, janeiro 13, 2025

Leia Também:

Casagrande ainda não conquistou eleitores de Marina Silva

A estratégia do governador Renato Casagrande em fazer a colagem de sua campanha à da presidenciável Marina Silva, que tomou corpo no Estado no último mês, ainda não convenceu o eleitor. Segundo a pesquisa Brand/Século Diário divulgada esta semana, apenas 37% dos eleitores de Marina Silva votam em Renato Casagrande. 
 
Já o número de eleitores de Marina Silva que votam em Paulo Hartung é de 48%. Vale destacar que a coleta dos dados da pesquisa foi feita ente os dias 17 e 19 deste mês. Marina Silva esteve no Estado para um ato público com o governador Renato Casagrande no Álvares Cabral, na última quinta-feira (18).
 
 
Já Hartung tem um problema inverso. O ex-governador que estaria tentando se aproximar da candidata Dilma Rousseff visando ao segundo turno da campanha tendo uma presidenciável forte para enfrentar Marina Silva, ainda é bastante identificado com o candidato do PSDB a presidente Aécio Neves. Dos eleitores do tucano, 58% votam em Hartung
 
No início da semana passada, quem veio ao Estado foi o presidenciável Aécio Neves, que participou de atividades de campanha ao lado de Paulo Hartung, em Linhares, no norte capixaba, na última segunda-feira (15). A repercussão da visita pode ter ajudado no desempenho da campanha.
 
Já o candidato do PT, Roberto Carlos, mesmo com todo seu esforço na defesa do governo Dilma, não conseguiu, ainda conquistar os eleitores da presidente. Apenas 7% dos eleitores de Dilma votam no petista. A maioria dos eleitores de Dilma 43% votam em Renato Casagrande. Hartung vem em segundo na preferência dos entrevistados que votam na presidente. 41% dos entrevistados votam também no peemedebista.

Se invertermos as tabelas, porém, perceberemos que a transferência dos candidatos ao governo na campanha dos presidenciáveis surte mais efeito que o inverso. O que pode ser relevantes para os presidenciáveis no segundo turno. Dos entrevistados sobre quem votaria para o governo do Estado, dos eleitores de Casagrande, 36% votam em Marina Silva, 31% em Dilma Rousseff e 19% em Aécio Neves.
 
Entre os eleitores de Paulo Hartung 37% votam em Marina Silva, 23% em Dilma Rousseff e, surpreendentemente apenas 25% dos eleitores de Hartung votam em Aécio Neves. Roberto Carlos transfere 57% de seus votos para Dilma Rousseff e apenas 10% para Aécio Neves.
 
A relação entre os candidatos ao governo e os candidatos à presidência é importante porque a probabilidade de haver segundo turno na eleição presidencial é muito grande. No Estado, também não é possível dizer que a eleição no Espírito Santo será decidida no primeiro turno. 
 
Neste sentido, com a disputa polarizada no Estado, os candidatos buscam a aproximação com os nomes na nacional que tenham mais condições de disputar a segunda fase da campanha, já que naquele momento a influência da nacional poderá influir mais na eleição local. 
 
Dilma e Marina são os nomes em mais condições de disputar a eleição hoje. Como a candidata do PSB tem uma grande simpatia do eleitor capixaba, que continua liderando no Espírito Santo, Hartung estaria em processo de afastamento de Aécio Neves para tentar se aproximar de Dilma e tentar equilibrar o jogo nacional, já que Marina hoje tem a ligação partidária com Casagrande, que pode enfrentar Hartung no segundo turno. 

Mais Lidas