Um verso do poema Uivo, de Allen Ginsberg, serviu de título para o longa do diretor Gustavo Galvão. Uma dose violenta de qualquer coisa é um road movie que se passa no cerrado brasileiro e mostra o encontro de dois homens, que apesar das diferenças decidem seguir viagem juntos.
Conhecido pelo curta Danae e o longa Nove Crônicas para um Coração aos Berros (2012), o diretor brasiliense gosta de abordar a instabilidade da vida e nesse novo projeto não é diferente. Uma dose violenta de qualquer coisa é sobre o encontro de Pedro (Vinícius Ferreira) e Lucas (Marat Descartes). O primeiro saiu em busa de seu lugar no mundo e o segundo parece conformado com a condição de viajante.
O diretor, entretanto, vai na contramão dos tradicionais enredos de road movies nos quais a viagem transforma o protagonista que sofre os mais diversos tipos de experiências. Nessa história, os percalços da estrada parecem não abalar a dupla que segue sem rumo e sem grande descobertas.
Como toda a obra de influencia beatnik, a trilha sonora é o jazz com muitas improvisações que representam a liberdade, tema central da obra.
Serviço
Uma dose violenta de qualquer coisa (Idem, Brasil, 2014, 90 minutos, 16 anos)
Cine Jardins – Shopping Jardins: Sala 1. 21h15