segunda-feira, janeiro 13, 2025
24.9 C
Vitória
segunda-feira, janeiro 13, 2025
segunda-feira, janeiro 13, 2025

Leia Também:

PSB só tem chances de eleger governadores em três estados

O jornal Valor Econômico divulgou nesta quinta-feira (2) um mapa com  a movimentação dos partidos no cenário da disputa dos estados. De acordo com o levantamento do jornal, o PSB de Marina Silva deve encolher depois desta eleição. O partido que em 2010 elegeu seis governadores, incluindo Renato Casagrande, pode terminar esta eleição com apenas três. 
 
O PSB está na frente da corrida eleitoral em Pernambuco e Distrito Federal, mas não está consolidado na liderança. Mas é preciso fazer correções, o jornal leva em consideração para a análise do cenário no Estado a pesquisa do Instituto Futura, de setembro, que dá 22 pontos de vantagem de Hartung sobre Casagrande.
 
Mas de lá para cá houve uma mudança no cenário e a três dias da eleição, o processo está indefinido, com tendência ao segundo turno, como aponta a pesquisa Brand/Século Diário, divulgada nesta quinta (2). A pesquisa, na menção estimulada, aponta 45% para Hartung e 39% para Casagrande.
 
O levantamento mostra também que o PMDB pode ter como melhor cenário 11 governadores, incluindo, o ex-governador Paulo Hartung. Com base no mesmo levantamento, coloca o Espírito Santo como um dos estados em que a vitória do partido seria certa. Cenário que hoje não pode ser confirmado diante da mudança de cenário às vésperas da eleição. 
 
O jornal aponta ainda o racha entre Casagrande e Hartung como uma das razões para a possível derrota do PSB. Mas a mudança de postura do socialista no último mês antes da eleição trouxe um novo cenário de disputa ao governo do Estado, mudando a expectativa da eleição. 
 
Neste contexto a declaração de lideranças da nacional do PSB de que a vitoria de Renato Casagrande para Marina Silva é importância se justifica. Com apenas três governadores, caso o cenário se confirme, Marina teria dificuldade de interlocução com os estados. A presidenciável que teve o apoio de Casagrande no momento de substituição da chapa com a morte de Eduardo Campos, contaria com ele para fazer essa interlocução. 

Mais Lidas