O debate eleitoral dessa terça-feira (30), realizado pela TV Gazeta, mostrou um retrato bem colorido do que foi a disputa eleitoral para o governo do Estado nos últimos três meses. Na última estirada para conquistar os eleitores que ainda estão indecisos, os candidatos reforçaram as posturas que assumiram ao longo do processo.
O governador Renato Casagrande que acreditou até o último momento em uma composição com seu principal adversário, o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) e por isso começou a campanha mais suave, assim como no debate, sem ir para cima.
Mas diante da impossibilidade de composição e percebendo o arranjo pró-PH, partiu para cima e não deu trégua nem nas considerações finais. Tentou tirar a “máscara” de político imaculado de Paulo Hartung.
O ex-governador jogou com o regulamento embaixo do braço, assim como fez durante a campanha e em todos os debates que participou, evitou o embate direto com o governador. Para isso, escolheu como escada o deputado Roberto Carlos (PT). Hartung e sua máquina de escrever com uma tecla só foi repetitivo quando protagonizava e acuado quando respondia.
Quem se saiu muito bem no debate foi Camila Valadão (PSOL). Sem qualquer tipo de amarra podia atirar para os dois lados e sempre acertava. Deixou Paulo Hartung tonto, mas também não deixou Casagrande correr solto. Foi firme em todas as intervenções e passou uma imagem bastante positiva e coerente de sua campanha.
Fez um papel que deveria ter sido desempenhado pelo PT, mas diferentemente de Camila, Roberto Carlos preferiu não atacar ninguém e acabou servindo ao interesse de Paulo Hartung, que sabia que o enfrentamento a Camila não seria a melhor opção.
Mas essa postura não se deve apenas à fragilidade do candidato do partido ao governo e sim às movimentações erradas do partido até o inicio do processo eleitoral e partidário do projeto vigente no Estado há 12 anos.
Fragmentos:
1 – Em 18 municípios do Estado haverá urnas com identificação pelo sistema por impressão digital (biométrico). Isso pode atrasar a votação. Aliás, a expectativa é de que a apuração termine em três horas neste domingo (5).
2 – O deputado estadual Dary Pagung (PRP) é só alegria depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liberou sua candidatura na noite desta terça-feira (30).
3 – Nesta quarta-feira (1) um evento no Palácio Anchieta abre as atividades do Outubro Rosa no Estado.