Após quase duas semanas de inatividade, a sessão da Assembleia voltou a ter quórum nesta segunda-feira (6). A primeira sessão após as eleições foi marcada por mensagens de agradecimentos aos eleitores dos deputados que conquistaram um novo mandato em 2015. Dos 24 parlamentares que disputaram a reeleição, dez ficaram pelo caminho.
O deputado Da Vitória (PDT), o quarto mais bem votado (40.090), agradeceu aos eleitores e destacou seu trabalho a serviço da segurança no Estado. O deputado parabenizou os colegas reeleitos e desejou boas-vindas aos novos deputados estaduais que assumem no próximo ano.
Outra que agradeceu a reeleição foi a deputada Luzia Toledo. A peemedebista, que conquistou 24.375 votos, lamentou pelos colegas que deixam a Casa no final desta legislatura. Ela ainda parabenizou seus companheiros de partidos eleitos na disputa majoritária. Deu um abraço especial à senadora eleita Rose de Freitas e ao governador eleito Paulo Hartung.
Outro peemedebista que obteve sucesso nas urnas (28.234) foi Marcelo Santos. Ele aproveitou o momento de agradecimentos para pedir que a Polícia Federal apure com cautela as denúncias feitas pelo jornal A Tribuna a respeito de um casal preso com dinheiro destinado a compra de votos em Itapemerim, no sul do Estado.
O único deputado não reeleito que fez uso da fala foi o petista Roberto Carlos, candidato a governador derrotado nas eleições que obteve apenas 114.691 votos. Ele destacou que fez uma campanha limpa e propositiva e desejou que Hartung faça um bom governo. “Hoje vim para agradecer. Deixo meu discurso de despedida para outro momento”, ponderou o deputado.
Após as falas, os candidatos deram continuidade aos trabalhos no plenário, mas não puderam terminar a Ordem do Dia. Não houve tempo para deliberar sobre o grande número de votações adiadas por falta de quórum, das semanas que antecederam o pleito.