quarta-feira, fevereiro 5, 2025
22.9 C
Vitória
quarta-feira, fevereiro 5, 2025
quarta-feira, fevereiro 5, 2025

Leia Também:

Câmara de Vitória mantém ???tradição??? de não servir de escada para a Assembleia

Mais uma vez a Câmara de Vitória segue a tradição de não dar sorte aos vereadores que buscam voos mais altos. A exceção foi o hoje prefeito Luciano Rezende (PPS), que antes de se eleger deputado estadual, em 2010, passou um tempo no governo do Estado, como secretário de Esportes. Quem tenta passar direto da Câmara para outros cargos eletivos não tem conseguido êxito. 
 
Este ano, nove vereadores da Capital disputaram as eleições gerais. O presidente da Casa, Fabrício Gandini (PPS), que a principio disputaria a eleição de deputado federal, compôs a chapa como vice do governador Renato Casagrande (PSB), mas vai ter de voltar ao legislativo municipal depois da derrota do socialista para o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) nesse domingo (5).
 
Na disputa federal, dois vereadores disputaram a eleição. Devanir Ferreira (PRB), que somou 36.174 votos, foi até bem, mas não conseguiu ser o terceiro de sua chapa, que elegeu Evair de Melo (PV) e Marcus Vicente (PP). Quem também disputou a federal foi Rogerinho Pinheiro do PHS, que conquistou 16.300.
 
O segundo vereador mais bem votado de 2012, Max da Mata (PSD), disputou a eleição de deputado estadual e obteve 14.347 votos, ficando na suplência de Enivaldo dos Anjos (PSD). Depois dele o segundo melhor desempenho foi do vereador Serjão Magalhaes (PSB), com 11,793 votos, insuficientes, porém, para elegê-lo.
 
Apesar das muitas movimentações no partido desde 2012, os 8.751 votos de Luiz Emanuel (PSDB) não foram suficientes para elegê-lo para a Assembleia. Mesmo em uma chapa muito boa e com uma votação equivalente em seu partido, o PRB, os 9.158 votos de Wanderson Marinho não lhe garantiram uma das 30 cadeiras na Assembleia.
 
Também ficou pelo caminho o vereador Luisinho Coutinho (SD) com 6.425. Sua companheira de partido Neuzinha Oliveira, desistiu no meio da campanha e também permanece no Legislativo municipal. 
 
Apenas três vereadores conseguiram alcançar uma cadeira na Assembleia Legislativa: Bruno Lamas (PSB), da Serra; Marcos Bruno (PRTB), de Cariacica e Erick Musso (PP), de Aracruz. 

Mais Lidas