terça-feira, novembro 19, 2024
23.9 C
Vitória
terça-feira, novembro 19, 2024
terça-feira, novembro 19, 2024

Leia Também:

Cineclube El Caracol exibe Violeta foi para o Céu

 
O Centro de Referência à Juventude é a segunda parada do Cineclube Itinerante El Caracol. Para esta segunda sessão foi escolhido o filme Violeta foi para o Céu, de Andrés Wood. A obra narra de forma não linear a vida da artista chilena Violeta Parra e foi inspirado no livro de Àngel Parra, seu filho. A exibição será nesta quarta-feira (8), às 18h30, e contará com lanche e roda de conversa sobre o filme. 
 
O cineclube El Caracol tem a proposta de percorrer vários bairros exibindo e discutindo a produção latina-americana. O projeto é mais uma forma de ocupação cultural de espaços sociais e públicos da região metropolitana de Vitória. A iniciativa é da Casa América Latina Liberdade e Solidariedade (CALLES) e partiu da vontade de alguns membros que já participavam do movimento cineclubista capixaba.
 
“A ideia do cineclube foi a forma que encontramos para ampliar o contato e conhecimento das pessoas em torno das produções cinematográficas latino americanas e caribenhas”, explica Diego Barbosa, um dos idealizadores do El Caracol.
 
Assim como todas as obras selecionadas para as exibições, Violeta foi para Céu também dialoga com a realidade brasileira. Violeta Parra, que foi cantora e compositora, artista plástica, poeta e fundadora do movimento Nueva Canción Chilena, de resgate das raízes musicais latino-americanas em seu país e que influenciou diversos artistas em todo o continente, inclusive no Brasil, como Milton Nascimento, Chico Buarque e Caetano Veloso.
 
O filme foi contemplado com o Prêmio do Grande Júri no Festival de Sundance e também no Festival de Miame, Prêmio do Público no Festival de Cinema Latino-americano de Toulouse, além de diversos outros prêmios de atuação, para a protagonista Francisca Gavilán, e melhor direção para o cineasta chileno Andrés Wood, diretor do também premiado Machuca (2003).
 
O Cineclube El Caracol pretende seguir na realização de sessões quinzenais, regulares e itinerantes, mas também pretende atuar mais especificamente em parceria junto a entidades sociais, escolas e ser um espaço de fomento e formação para a atuação cineclubista. Já estão previstas a realização de Oficinas de Formação de Agentes Cineclubistas, mensalmente a partir de outubro, ministrada por diversos profissionais da área. 
 
Serviço
 
O cineclube El Caracol exibe Violeta foi para o Céu nesta quarta-feira (9), às 18h30, no Centro de Referência à Juventude. Entrada Gratuita. 

Mais Lidas