As violentas chuvas de 2013 que provocaram estragos na vida de inúmeros moradores de Vila Velha, devastaram também a reputação do prefeito de Vila Velha Rodney Miranda (DEM), que, mesmo com sua cidade debaixo d’água, resolveu em dezembro tirar férias com a família em Nova York. Ele foi, mas a repercussão negativa forçou um retorno antecipado. Não adiantou: sua imagem ainda hoje está arranhada junto aos munícipes.
E com a vitrine avariada, reclamando reparos, o prefeito se movimenta para as chuvas deste ano. Uma audiência pública nesta quinta-feira (9), às 19h, na Câmara Municipal de Vila Velha, na Prainha, vai debater as ações da prefeitura municipal para preparar a cidade para a época das chuvas e suas consequências. A iniciativa é do vereador Arnaldinho Borgo (SD).
Os moradores poderão conhecer e questionar ações a serem realizadas no Canal Guaranhuns para evitar alagamentos nos bairros Guaranhuns, Vila Guaranhuns, Ilha dos Bentos, Jockey de Itaparica, Nova Itaparica, Araçás, Praia das Gaivotas, Santa Mônica, Pontal das Garças e demais bairros do município.
A cada temporada de chuvas, os bairros acima, a maioria fruto de crescimento desordenado, são violentados por enchentes devastadoras. Por toda a região, a água das chuvas misturada à do valão do Canal de Guaranhuns, esgoto, tomava ruas e avenidas inteiras e invadia as residências. Foi assim em 2013: enquanto Rodney cruzava o Brasil em direção à América, vários bairros da região permaneceram alagados por dias.