Começa nesta quinta-feira (9) o “15º CantarES – Encontro Nacional de Corais do Espírito Santo”. O encontro vai até sábado (11) e será realizado no Teatro Universitário, sempre a partir das 19h30. Com o tema “Cantares in Bossa”, o evento vai reunir 12 coros das cidades de Londrina (PR), Colorado (PR), além de Vitória. O objetivo do CantarES é formar plateias e divulgar a música de coral.
O Coral P.B. Lopes, de Londrina, fará a abertura do evento, com um show musical dos anos 1960. Além da bossa nova, os corais apresentarão um repertório variado com músicas do folclore brasileiro, do pop rock nacional e internacional e do erudito. “A escolha desse tema foi para homenagear os 60 anos da Ufes, já que tanto a bossa nova quanto a Instituição são da mesma década”, afirma a superintendente de Cultura e Comunicação da Universidade, Ruth Reis.
Segundo alguns críticos, a bossa nova iniciou-se em agosto de 1958, quando o baiano João Gilberto, considerado o pai do movimento, lançou um compacto com as canções Chega de Saudade (de Vinicius de Moraes e Tom Jobim) e Bim Bom (João Gilberto).
O CantarES começou a ser realizado em 2000 e, desde então, vem atraindo o interesse do público pela música de coral. No ano passado, cerca de 3 mil pessoas assistiram ao evento, que é promovido pela Superintendência de Cultura e Comunicação da Ufes.
Todas as apresentações terão entrada franca.
Programação:
QUINTA-FEIRA (9)
19h30 – Abertura oficial com a presença do reitor
Coral P.B. Lopes – Londrina/PR
Algazarra Arte & Coral – Vitória/ES
Coral Arcelor Mittal – Vitória/ES
Coral de Contas – Vitória/ES
SEXTA-FEIRA (10)
19h30 – Coral Recordar é Viver – Vitória/ES
Coro Jovem da Fames – Vitória/ES
Coral Penedo – Vitória/ES
Coral Sol Maior – Colorado/PR
Camerata Ifes – Vitória/ES
SÁBADO (11)
19h30 – Coral Up – Vitória/ES
Coral Sol Maior – Colorado/PR
Coro de Câmara de Vitória – Vitória/ES
Coral P.B. Lopes – Londrina/PR
Coral da Ufes – Vitória/ES