quarta-feira, fevereiro 5, 2025
24.9 C
Vitória
quarta-feira, fevereiro 5, 2025
quarta-feira, fevereiro 5, 2025

Leia Também:

‘As pessoas não planejam falhar’

Ouvi recentemente a frase “as pessoas não planejam para falhar. Elas falham ao não planejar”, do Louis Frankenberg, pioneiro no Brasil na área de planejamento financeiro pessoal, e que me chamou a atenção.
 
O planejamento é uma ferramenta que parte da definição de objetivos, sonhos ou metas almejados, passando pelo detalhamento, preparação e organização das ações e processos necessários para alcançá-los, no tempo definido, bem como, com os meios de controle para garantir que o processo não sofra desvios.
 
O planejamento é necessário nas tomadas de decisão. Não deve ser encarado como um trilho a ser perseguido, mas sim como uma trilha, um caminho com maior chance de atingir o sucesso e, consequentemente, com menor risco de perda.
 
Encontramos pessoas que não sabem e nem se lembram de planejar e outras que acham que planejar é chato, é perda de tempo, engessa. Em ambos os casos “denuncia” que são pessoas que vivem o presente, sem pensarem no futuro.
 
Então, hoje eu lhe convido a planejar, primeiramente respondendo: – O que você almeja para a sua vida? Quais são os seus sonhos/metas?
 
Pesquisas realizadas sinalizam que os sonhos e aspirações mais almejados pela humanidade são: a felicidade e ter saúde – física, mental, social, incluindo, a saúde financeira.
 
Os seres humanos traçam seus sonhos a partir da necessidade, mas também os encontram nas histórias dos outros, no desejo de possuir o que os familiares, amigos, vizinhos já conquistaram e, de preferência, no menor tempo possível.
 
Não há nada de errado no desejo de ter algo igual ao que o outro possui, mas o que parece que está acontecendo é um “movimento de padronização”, onde os grupos desejam consumir os mesmos produtos, serviços e marcas, como condição para ser aceito e inserido socialmente e/ou para ter status.
 
O consumo por status não é o ideal, não dá garantia de satisfação pessoal e não garante a inclusão e nem a ascensão social.
 
Vale lembrar que o sucesso não é obra do acaso, nem produto exclusivamente da sorte, mas sim fruto de um bom planejamento.
 


Ivana Medeiros Zon, Assistente Social, especialista em Saúde da Família e em Saúde Pública,Educadora Financeira, membro da ABEF – Associação Brasileira de Educação Financeira, palestrante, consultora, colunista do Portal EduFin www.edufin.com.br

Mais Lidas