quarta-feira, fevereiro 5, 2025
24.9 C
Vitória
quarta-feira, fevereiro 5, 2025
quarta-feira, fevereiro 5, 2025

Leia Também:

Regiões noroeste e norte elegem pela primeira vez duas mulheres para a Assembleia

Pela primeira vez, duas mulheres da região norte do Estado vão chegar à Assembleia Legislativa pelo voto. A ex-prefeita de São Gabriel da Palha, Raquel Lessa (SD), e a vice-prefeita de Linhares, Eliana Dadalto (PTC), vão representar as regiões norte e noroeste do Estado na nova legislatura. 
 
Raquel Lessa recebeu 16.160 mil votos, sendo 6.872 no município, mais da metade do eleitorado local de 24.635 votos. A deputada estadual eleita, que administrou o município por dois mandatos, se credencia para enfrentar o atual prefeito Henrique Vargas (PRP), que disputa a reeleição em 2016.
 
A vice-prefeita de Linhares, Eliana Dadalto (PTC), recebeu 12.345, sendo 8.741 no município. A situação dela é bem diferente da ex-prefeita Raquel Lessa. Eliana ficou em segundo na votação no município, mas em primeiro está Guerino Zanon (PMDB), que teve 28. 317 votos. 
 
Ele se torna o favorito para a eleição, embora as lideranças locais tenham conseguido uma boa votação no município, dividindo os votos do eleitorado de Linhares que chega a 105.975 eleitores. Além de Guerino e Eliana, também tiveram boa votação no município Luiz Durão (PDT), com 10.569 votos; Miltinho Colega (PSDB), com 5.315 votos; Sergio Pessotti (PRB), 3,312 votos; Atayde Armani (DEM), com 2.338 votos e Tarcisio Silva (PSB), com 1.959 votos. 
 
Eliana, que é vice-prefeita e desde o início da gestão, entrou em conflito com o prefeito Nozinho Correia (PDT), que teve perda de capital político desde que chegou à prefeitura. Por isso, ela também deverá ter peso na composição das alianças para a disputa municipal. 
 
A eleição deste ano credencia as duas deputadas eleitas como lideranças políticas não só em seus municípios, mas também na região, que politicamente é dominada por homens. Elas fortalecem ainda a bancada feminina da Assembleia, que vai contar com quatro representantes femininas. Além das duas novidades, Luzia Toledo (PMDB) e Janete de Sá (PMN) se reelegeram. A atual legislatura tem cinco deputadas. 

Mais Lidas