As manifestações de junho de 2013 foram amplamente fotografadas e filmadas e essas cenas já fazem parte da história. Percebendo a importância desse momento, uma dupla de cineastas paulistas convocou dezenas de cinegrafistas pela internet para os auxiliarem na captura de imagens e na montagem de um documentário. De forma totalmente colaborativa nasceu 20 centavos, o filme estreia nesta quinta-feira (16), na Academia de Letras de Vila Velha.
Os diretores do documentário Tiago Tambelli e Carlos Maga afirmam que 20 centavos não tem a pretensão de explicar os acontecimentos, é mais um registro, de perto, ou melhor, de dentro, para que o espectador tire suas próprias conclusões.
???Foi feito no calor da rua, nós não pedimos pra ninguém falar e nem entrevistamos ninguém como é geralmente feito nos docs. Nós apenas estávamos com a câmera e as pessoas se ofereciam para dar depoimento, foi tudo muito espontâneo, estávamos ali só para filmar???, completa Carlos.
Entre os depoimentos Carlos destaca a fala de uma moradora de rua que analisa a situação de forma muito lúcida, além da multiplicidade de vozes e de propósitos das pessoas que estavam nas ruas.
O diretor conta que durante a montagem e a edição do curta, ele queria que a obra dialogasse com o público jovem e se distanciasse ao máximo do discurso político chato e polarizado. Para isso, os diretores optaram por uma linguagem pop com cortes rápidos e muita música de bandas novas como Macaco Bong e Metá Metá.
???Queríamos que o filme gerasse uma identificação instantânea, além disso, essa estética foi a forma mais rápida que encontramos para finalizar o filme e lançá-lo logo em festivais???, conta Carlos, que também afirma que todo esse processo de edição foi discutido junto com todos que participaram das filmagens.
O grupo Aparelho criado pra registrar as manifestações e produzir o documentário 20 centavos ainda existe e já pensa em uma nova ação. ???Estamos vivendo em São Paulo um momento muito delicado com a desocupação de moradores de rua, provavelme iremos nos reunir novamente para filmarmos o 20 centavos 2???, adianta Carlos.
Os dois diretores do filme estarão presentes no skype para participar do debate promovido pelo Cineclube Central
Serviço
O Cineclube Central exibe o documentário 20 centavos nesta quinta-feira (16), às 19h, na academia de Letras de Vila Velha. Rua 23 de Maio, 83, Prainha, Vila Velha