quarta-feira, fevereiro 5, 2025
31.9 C
Vitória
quarta-feira, fevereiro 5, 2025
quarta-feira, fevereiro 5, 2025

Leia Também:

Não aguentao trote

 
 
Desde que as urnas elegeram Paulo Hartung (PMDB) como o próximo governador do Estado, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), usa a imprensa para acenar na direção do antigo aliado. Entra semana, sai semana, o prefeito repete declarações de que não vai criar obstáculos para o governador eleito, que a eleição é página virada, e deseja sucesso a Hartung. Há dois dias, no evento em prol da candidatura do presidenciável Aécio Neves (PSDB) em Vitória, Luciano saiu-se com mais esta: “a porta da prefeitura está aberta para o governador eleito”. A insistência do prefeito, obviamente, virou deboche na boca de Hartung. Em entrevista ao jornal A Tribuna nesta sexta-feira (17), o governador eleito disse que não entendeu a frase de Luciano, que acha que ninguém entendeu, e ainda soltou risos. O prefeito não precisava se prestar a esse papel. Agora pensa bem: Luciano saiu do pleito que o elegeu como um dos principais adversários de Hartung, fechou aliança com o governador Renato Casagrande e, mesmo em plenas condições de se consolidar como importante liderança de oposição e traçar seu próprio destino político, entrega os pontos, por medo. Inacreditável. 
 
Não aguenta o trote II
Luciano, aliás, nem esperou o final das eleições para começar a bater em retirada. Depois de se colocar como principal cabo eleitoral de Casagrande, teve pouco protagonismo no pleito. Na hora quente da disputa, então, sumiu do mapa. 
 
Primeiro da lista
O prefeito deixa claro que teme a vingança do governador eleito, que atribui a ele o vazamento da lista das empresas que operavam com a Éconos. A essa altura, já até esqueceu que foi traído por Hartung. 
 
Não desce
O anúncio do senador Magno Malta (PR) em seu Facebook, do seu mais novo amigo de infância Hartung, continua rendendo comentários. Entre os elogios cegos e aplausos dos fiéis, que o têm como semideus, estão também críticas. Magno foi chamado de “judas”, “interesseiro”, “lobo vestido de cordeiro”, “traíra” e “ignorante”. 
 
Distante
A propósito, outro ponto que passou batido na busca de decifrar a virada de folha de Magno, foi a questão que envolveu o senador e Casagrande nessas eleições. Nos bastidores, era clara a posição do socialista sobre receber ou não o apoio de Magno: tinha receio de o senador, ao invés de dar, tirar votos. 
 
Sinais
Nesse meio tempo, veio ainda a renúncia do ex-delegado de Trânsito Fabiano Contarato, seguida da escalação do ex-prefeito Neucimar Fraga (PV), um dos dissidentes do PR e ex-aliado de Magno. O senador, quanto entrou no pleito, já no final, foi para apoiar a senadora eleita, Rose de Freitas (PMDB). O que, naquela ocasião, já chamou atenção do mercado, pois Magno e Rose nunca demonstraram tamanha proximidade.
 
Farra
Deputados estaduais reeleitos rodam os municípios capixabas para agradecer votação recebida no pleito. Em cada parada, festança e muito aperto de mão. Tudo por conta “da casa”. Na próxima disputa, o povo vai lembrar da farra e…repetir o voto! Político não dá ponto sem nó. 
 
Farra II
Da Vitória (PDT) é um deles. Já esteve em algumas cidades e convida, neste sábado (18), a galera de Mantenópolis, para um churrascão, com direito a show. Olha a oferta: 500 quilos de carne. Outro dia, quem também mandou colocar a carne para assar foi Eustáquio de Freitas (PSB), em São Mateus. Assim como Enivaldo dos Anjos (PSD), que parou Barra de São Francisco com sua festança. 
 
‘Rambo capixaba’
O prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM), retomou seus espetáculos midiáticos para vender imagem de “superdelegado” aos seus eleitores, como nos velhos tempos da Secretária de Estado da Segurança. Ao lado da sua parceira de longa data, Fabiana Maioral, participou da operação na boate Top Show, em Itaparica, na madrugada desta sexta, considerada desproporcional e descabida. Uma pessoa foi baleada. 
 
‘Rambo capixaba II’
Como a coluna já havia cantado a pedra, Rodney aproveitou o show para lançar holofote em cima da Guarda Municipal que criou. Os “soldados” armados pelo prefeito também estavam lá. 
 
Nas redes
“A unidade de polícia de Jardim Camburi está quase pronta e em breve será entregue aos moradores”. (Presidente da Câmara de Vitória  Fabrício Gandini – PPS – no Facebook).
 
PENSAMENTO:
“A coisa mais corajosa que você pode fazer, quando não é corajoso, é aparentar coragem e agir de acordo”. Cora Harris

Mais Lidas