A mostra inédita Das Poéticas do Colecionar: Neyder Fernando Lima Exposição, aberta na última semana no Museu de Arte do Espírito Santo – MAES, que expõe cerca de 80 obras do acervo pessoal do artista capixaba Neyder Fernando Lima, um dos maiores colecionadores de arte do Espírito Santo, também disponibiliza para o público surdo vídeo-guias em Libras. O objetivo é levar o acesso à arte para o maior número de pessoas possíveis interessadas no assunto. Os vídeos trazem um panorama do conteúdo artístico que compõe cada sala com o objetivo de gerar uma maior reflexão de quem o vê sobre os trabalhos em exposição.
O MAES em Libras, como é denominado esta atividade especial, se realiza por meio de parceria com o Programa Libras e Acessibilidade: Formação com interface entre Educação, Saúde e Linguística e Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial: diferentes saberes e práticas, coordenado pelo professor Jefferson Santana do Departamento de Línguas e Letras da UFES.
Além de oferecer os vídeos, o MAES criou especialmente para essa exposição um calendário educativo com uma variada programação gratuita, com o objetivo de gerar conhecimento e interação do público com a exposição. A programação especial vai até o final da mostra, no dia 23 de novembro e pode ser conferida pelo site museudeartes.wordpress.com.
Ações educativas
Ao longo da exposição, haverá também seis encontros, sempre às quintas-feiras, com o artista e crítico de arte plástico Rodrigo Hipólito para falar dos Panoramas da arte no século XX. Rodrigo Cursa Mestrado em História e Crítica da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGA-UFES) e é Bacharel em Artes Plásticas pela mesma instituição. Ele também desenvolve pesquisas sobre o uso e os sentidos da imagem e das estratégias de apropriação nas produções mais recentes de arte, sobre teoria da Rede, novas mídias e cibercultura.
O Museu também oferece formação de educadores com Elisa Pegoretti, que desenvolveu o material educativo destinado à utilização em sala de aula. As vagas são limitadas e as pessoas podem se inscrever gratuitamente através de um formulário online disponível no blog ou na página do MAES no Facebook. Elisa Pegoretti é formada em Artes Visuais pela UFES. Educadora e Dinamizadora de Arte nas redes de ensino Estadual e Municipal de Vitória, ela desenvolve pesquisas nas áreas de ensino da arte nas escolas, patrimônio cultural e cinema, atuando, nesta última, com professora formadora pela Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo (Sedu).
E especialmente para as crianças, o ator Foca Magalhães fará uma visita guiada pela coleção de Neyder contando histórias para os pequenos. Os encontros vão acontecer no sábado, 08 de novembro, às 16 horas, e também nos domingos do dia 26 de outubro e 9, 16 e 23 de novembro, às 10 horas.
No dia 23 de novembro, às 15 horas, haverá a sessão “MAES na Tela”. Será exibido o filme “Verdades e mentiras” de Orson Welles. Quem mediará a sessão será Gabriel Menotti. Após o filme, haverá bate-papo para falar sobre o longa e a escolha do mesmo relacionado à exposição de Neyder. Gabriel Menotti é professor adjunto do Departamento de Comunicação da UFES e atua como curador e pesquisador nas mais variadas formas de cinema. É PhD em Media and Communications pelo Goldsmiths College (Universidade de Londres) e doutor em Comunicação em Semiótica pela PUC-SP.
A arte também está nos livros. E especialmente para esta Mostra, o bibliotecário do MAES, Renato Luiz Duarte de Morais, fez uma seleção de livros para o “MAES em Letras”. Quem visitar a exposição também verá no local uma seleção de cerca de 30 livros sobre a arte e artistas do mundo inteiro que de alguma forma possuem relação com o conceito da exposição e obras de Neyder.
Sobre a exposição
Das Poéticas do Colecionar: Neyder Fernando Lima Exposição tem curadoria de Almerinda Lopes, doutora em Linguagens Visuais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Universidade de Paris I. Foram selecionadas cerca de 80 obras entre desenho, gravura, fotografia, pintura e outros suportes artísticos do acervo pessoal do artista composto por mais de 1500 obras.
O colecionador reuniu ao longo das últimas três décadas, nomes expressivos de algumas das principais tendências artísticas da contemporaneidade, grande parte deles alcançando hoje altas cotações no mercado de arte nacional e internacional.
Ao disponibilizar parte desse acervo no Museu de Arte do Espírito Santo, Neyder Fernando Lima oferece ao público a oportunidade rara de apreciar e dialogar com expoentes marcantes da arte mundial, reunidos lado a lado em um mesmo espaço. Entre brasileiros e estrangeiros, obras de nomes como Marcel Duchamp, Alexander Calder, Andy Warhol, Yoko Ono, Jeff Koons, Amílcar de Castro, Ascânio MMM, Rubens Gerchman, Joaquim Tenreiro, Mira Schendel, Cildo Meireles, Waltércio Caldas, além de artistas locais, como Regina Chulam, Hilal Sami Hilal, Rosindo Torres, Jan R e do próprio colecionador, que na década de 1990 também fez alguma incursão pelas artes, entre outras criações.
A exposição estará aberta ao público do dia 09 de outubro a 23 de novembro, com visitação e programação especial gratuita. A mostra é organizada pelo Instituto Modus Vivendi, como parte do Programa de Fomento às Artes Visuais realizado pelo Museu de Arte do Espírito Santo – MAES, em conjunto com a Secretaria de Estado da Cultura.
Serviço
Das Poéticas do Colecionar: Neyder Fernando Lima – Exposição está em cartaz no Museu de Arte do Espírito Santo Avenida Jerônimo Monteiro, 631 – Centro, Vitória. Visitação até 23 de novembro, terça a sexta-feira das 10h às 18horas, sábados, domingos e feriados das 10 às 17 horas