O Cineclube Cidade Alta tem o objetivo de unir duas artes bastante ligadas: cinema e literatura. O projeto prioriza filmes que adaptam narrativas literárias ou que possuam roteiros originais que podem ser considerados obras literárias. Para esta terceira edição, o filme escolhido foi Sociedade dos Poetas Mortos (1989), de Peter Weir.
O filme conta a história de um professor de literatura que começa a dar aula em uma tradicional escola americana. Entretanto, seu método de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos cria um choque com a ortodoxa direção do colégio, principalmente quando ele fala aos seus alunos sobre a Sociedade dos Poetas Mortos. O filme levou o Oscar de melhor roteiro original.
Após a exibição, haverá um debate com a presença do poeta e presidente do Clube dos Trovadores Capixabas Clerio Borges. O convidado vai comentar sobre o papel da poesia dentro do filme.
“Pensamos uma programação de filmes que aborde diversos temas dentro dos universos da literatura e do cinema, inclusive as letras de músicas como trabalho literário que se apresenta no audiovisual. O foco do Cineclube é ampliar a discussão a respeito dessa conjunção de artes, explorar o debate e o olhar crítico”, diz Délio Freire, fundador e curador do cineclube.
A próxima exibição do Cineclube Cidade alta será no dia 28 de outubro com o filme japonês Jodorowsky Dune. O debate vai abordar o Teatro do Pânico. O convidado para o debate é Wilson Coelho.
Serviço
O Cineclube Cidade Alta vai exibir o filme Sociedade dos Poetas Mortos nesta terça-feira (21), às 19h, na Casa Vermelha Espaço Criativo. Rua Dom Fernando, n. 246 – Centro – Vitória- ES. Próximo à Curia Metropolitana de Vitória