Quinze internos que cumprem pena em regime semiaberto na Penitenciária Agrícola do Estado (PAES) e fazem parte do Projeto Re-formando Vidas realizarão a limpeza e manutenção na estrutura do antigo Hospital Pedro Fontes, em Cariacica. A ação começou nessa segunda-feira (20) e se estende até o dia 14 de novembro.
“O Projeto Re-formando Vidas tem o objetivo de realizar manutenção e reformas em prédios públicos e instituições sociais, propiciando espaços mais aconchegantes aos cidadãos e aos servidores públicos”, explica a gerente de Educação e Trabalho da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Regiane Kieper do Nascimento.
Durante a ação, os internos farão o trabalho de capina, limpeza e pequenos reparos na estrutura do antigo hospital. A ação terá a duração de 15 dias, podendo se estender conforme a necessidade do trabalho.
Antes de iniciar a atividade, o grupo de detentos participou de cursos de qualificação profissional na área da construção civil e, com o projeto, terão a chance de colocar em prática o que aprenderam durante as aulas.
Trabalho reduz a pena
Os internos farão trabalho voluntário e serão beneficiados com a remição da pena, assegurada por lei. Dessa forma, para cada três dias trabalhados será abatido um dia na pena a ser cumprida.
Hospital Dr. Pedro Fontes
O hospital localizado em Cariacica abrigava os portadores de hanseníase, que eram internados e isolados compulsoriamente em hospitais-colônia até a década de 1980.
A história da instituição é retratada no livro Hospital Dr. Pedro Fontes – antiga colônia de Itanhenga de autoria das assistentes sociais e ex-funcionárias do hospital, Dora Martins Cypreste e Alda Vieira e resgata a história da hanseníase no mundo, no Brasil e no Estado.
Além disso, relata a vida dos pacientes desde a época do isolamento compulsório, passando pela transição até os dias atuais, com tratamento e cura da doença. Atualmente, ainda residem na colônia curados da hanseníase, familiares e funcionários da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).