A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (22), uma operação para combater a prática de crimes relacionados à entrada ilegal de mercadorias para comércio no Brasil vindas de Miami, nos Estados Unidos, declaradas fraudulentamente como “malas diplomáticas”. Foram expedidos oito mandados de busca e apreensão em três estados, sendo um deles no município de Boa Esperança, na região norte capixaba.
No Estado, os policiais apreenderam um notebook, um pen-drive e alguns documentos, que serão encaminhados para a sede da PF em Campinas/SP, que concentra as investigações. Segundo informações da assessoria de imprensa da Polícia Federal, não houve registro de prisão durante o cumprimento da ordem.
Foram cumpridos outros sete mandados de busca e apreensão nas cidades de Maceió/AL e Rio de Janeiro/RJ. A investigação teve por base os elementos colhidos nos autos de inquérito policial instaurado no município paulista, que levantou indícios da prática de diferentes crimes, como: descaminho, contrabando, associação criminosa, falsidade ideológica e crimes fiscais e financeiros.
Segundo as apurações, a quadrilha introduziu no país entre os anos de 2011 e 2012 mais de 170 toneladas de mercadorias destinadas ao comércio de forma ilícita, muitas vezes por meio do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. A operação foi batizada como “Véu da Imunidade” em referência à sensação de proteção conferida aos criminosos por se utilizarem das malas diplomáticas para perpetuarem seus ilícitos.