Foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (24) a sede da Área de Proteção Ambiental (APA) Lagoa Jacuném, localizada na Serra. A sede, que está localizada na rua Dourados, em Barcelona, funcionará de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. A unidade foi instituída como de uso sustentável pelo município e passará a ser sede da Divisão das Unidades de Conservação da Secretaria de Meio Ambiente.
A partir da inauguração da sede, a APA passa a receber visitas, mediante agendamento. As visitações podem ser requeridas pelo telefone 3291-2402 ou por email ([email protected]). O espaço também conta com uma sala de apoio ao destacamento da Polícia Militar Ambiental, uma sala para realização de oficinas, um auditório com capacidade para 50 pessoas e um deck para apreciação da lagoa.
A APA abrange os bairros de Barcelona, Maringá, Mata da Serra, Colina de Laranjeiras, Porto Canoa, Novo Porto Canoa, Serra Dourada I, II e III, Eldorado, Cidade Pomar, Barro Branco, Boulevard Lagoa, Nova Carapina I e II, Civit I e II, Taquara I e II, Nova Carapina I e II, Planície da Serra, Tubarão, Mestre Álvaro e Residencial Monte Verde.
A lagoa Jacuném, que dá nome à unidade, tem 3,5 quilômetros de extensão e 1,4 quilômetros quadrados de área. A lagoa foi fonte de abastecimento de água até os anos 1983, quando a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) desativou os sistemas de captação e tratamento no local. Em volta da lagoa, há remanescentes de Mata Atlântica, que estão incluídos na área da APA.