terça-feira, novembro 19, 2024
23.9 C
Vitória
terça-feira, novembro 19, 2024
terça-feira, novembro 19, 2024

Leia Também:

Confraria dos Bardos se apresenta no projeto Viagem pela Literatura

 
Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa, Charles Bukowski, Paulo Roberto Sodré e Caê Guimarães são alguns dos nomes que compõem o repertório da Confraria dos Bardos. O grupo que reúne declamação, música e dança em uma apresentação performática se prepara para o 20º Viagem pela Literatura, que acontece nesta quarta-feira (29), no auditório do Ifes. 
 
Além dos poemas tradicionais dos saraus poéticos da confraria, para essa apresentação eles acrescentaram o poema Rosa de Hiroshima de Vinicius de Moraes. “Inspirados no poema, como também na música dos Secos e Molhados, preparamos uma apresentação que mescla a declamação do texto e o canto da música”, explica Yan Siqueira, um dos membros do grupo. 
 
Yan também comenta que o repertório da Confraria muda muito pouco por que são muitos elementos ligados, como os instrumentos e as melodias próprias, e é preciso muitos ensaios até que a junção de todos eles fique no nível que todos apreciem. 
 
Nessa ocasião também haverá a performance do poema travestido, do Paulo Roberto Sodré, na qual o próprio Yan se veste de mulher, “eu faço um travesti barbudo, o que acaba por causar o riso e também a reflexão”. Entretanto, a interpretação do texto Como ser um grande escritor, do Bukowski foi retirada, “levar cerveja pra garotada seria um pouco pesado, não é mesmo?”, ri Yan.  
 
O convite para participar do Viagem pela Literatura ocorreu a partir da indicação de alguns escritores que participavam do projeto, e que já conheciam o trabalho da Confraria dos Bardos. Diante da oportunidade e do espaço privilegiado do auditório, todos da confraria aceitaram participar do evento. 
 
Além disso, incentivar a leitura, de qualquer gênero, sem preconceitos, sempre foi um dos ideais do grupo. “Se declamamos textos e pintamos os rostos, isso se dá como forma de despertar o estético. Alguns são tocados pelo som, outros pela imagem e outros só pela palavra. O que tentamos é uma combinação de 'tudo junto numa coisa só'”, diz Yan.
 
O projeto Viagem pela Literatura também tem o mesmo objetivo da Confraria, unir diversas formas de arte para despertar o interesse do público, seja por encontro com escritores, contação de história ou pelo sarau. “Digo por mim, mas ‘ler literatura é uma forma de ler o mundo’, como já diria Marisa Lajolo. Ler de forma crítica possibilita ser um cidadão crítico”, afirma.
 
Serviço
 
O grupo Confraria dos Bardos se apresenta no projeto Viagem pela Literatura nesta quarta-feira (29), às 19h30, no Auditório do Ifes.
 

Mais Lidas