terça-feira, novembro 19, 2024
23.9 C
Vitória
terça-feira, novembro 19, 2024
terça-feira, novembro 19, 2024

Leia Também:

Espetáculos de Pernambuco marcam presença no Palco Giratório Sesc

 
O Palco Giratório Sesc de novembro traz de Pernambuco o Grupo Peleja para duas apresentações, ambos no Teatro Multiconfiguracional, no Centro Cultural Sesc Glória: o espetáculo dramático Anônimo, de classificação etária a partir de 12 anos e o teatro adulto Gaiola de Moscas, classificação livre. Toda a programação é gratuita e os ingressos devem ser retirados uma hora antes dos espetáculos.
 
Às 20h30, no dia 1º de novembro, a peça Anônimo conta história de um homem atônito e sem qualquer perspectiva de vida. Ele vive sozinho, porém não se sente solitário. Não por demasiado amor próprio, antes talvez por total falta de emoção.
 
Anônimo possui um nome, embora não se recorde. Mas isso não o aflige, afinal não é uma informação relevante em sua vida. A proposta do grupo é nos fazer refletir quanto a nossa identidade. Os ingressos para espetáculo devem ser retirados uma hora antes da apresentação, na bilheteria do Sesc Glória.
 
 
No dia 02, às 17h, o Grupo Peleja se apresenta a história de Zuzé e sua mulher em Gaiola de Moscas, adaptado do conto homônimo do escritor moçambicano Mia Couto, espetáculo inspirado na brincadeira popular pernambucana do Cavalo Marinho.
 
Ele é um curioso vendedor de cuspes que se torna vendedor de moscas para salvar seus negócios. Ela, cansada das ideias do marido, se encanta por um forasteiro vendedor de “pintadas” de batons. A encenação envolve o espectador num universo de precariedade e alegria, onde os personagens sobrevivem entre destroços e sonhos.
 
Oficina Cavalo Marinho e Corpo na Cena
 
Além das apresentações, o Palco Giratório Sesc promove a oficina Cavalo Marinho e Corpo na Cena com Lineu Gabriel, ator e pesquisador do Grupo Peleja. A proposta aborda aspectos da pesquisa corporal que utiliza elementos do cavalo marinho na construção de uma prática cotidiana para o ator-dançarino, abrindo caminhos para uma relação subjetiva e pessoal com os princípios técnico-expressivos das brincadeiras populares.
 
A partir da corporeidade e dos passos da dança do cavalo marinho, serão trabalhados jogo, presença cênica, pulso, intenção, manipulação de energia e dinâmica corporal. A atividade é gratuita e será na Sala de Dança do Centro Cultural Sesc Glória, no dia 03, das 13h às 22h. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail [email protected], solicitando a ficha de inscrição.
 
Grupo Peleja
 
O Grupo Peleja se formou em 2004, em Campinas (SP), a partir de um grupo de investigação e treinamento que unia o interesse pela manifestação popular do cavalo-marinho e pelo treinamento do Grupo Lume Teatro. Em 2008, mudou-se para Pernambuco, onde estruturou seu trabalho entre dança, o teatro e as culturas populares em colaboração com artistas de diversas partes do Brasil.
 
Lineu Gabriel é Bacharel em Ciências Sociais-Antropologia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas IFCH/Unicamp e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Unicamp. Com atuação em artes cênicas, investiga as potencialidades técnicas e expressivas de manifestações populares da Zona da Mata Norte pernambucana.
 
Serviço
 
O espetáculo Anônimo será encenado neste sabado (1),  às 20h30, no Teatro Multiconfiguracional do Centro Cultural Sesc Glória. Entrada franca, com retirada dos ingressos uma hora antes da apresentação
 
O espetáculo Gaiola de Moscas será encenado nste domingo, às 17h, no Teatro Multiconfiguracional do Centro Cultural Sesc Glória. Entrada franca, com retirada dos ingressos uma hora antes da apresentação

Mais Lidas