A partir deste mês, a TV Ufes vai exibir no Canal Universitário (canal 13 da NET) programas distribuídos pela TAL – Televisão América Latina. A exibição será possível por meio de um acordo de cooperação que foi firmado entre a Universidade e a TAL, uma associação civil sem fins lucrativos criada para promover e difundir a produção audiovisual da América Latina.
A primeira série que a TV Ufes vai exibir é Territórios, produzida pela associada Ciudad Abierta, da Argentina. Em 13 episódios são contadas histórias de lugares que marcaram a vida da cidade de Buenos Aires no século XX, como a Plaza de Mayo e o Estádio La Bombonera, do time de futebol Boca Juniors. A estreia é nesta terça-feira, dia 4, às 17 horas. Os conteúdos próprios também estão disponíveis na fanpage e no canal do Youtube.
Rede
A rede reúne centenas de canais públicos de TV educativos e culturais, que compartilham gratuitamente seus programas por intermédio da TAL. São documentários, séries e curtas-metragens produzidos em toda a região. Conforme o acordo, as produções da TV Ufes também poderão ser disponibilizadas para distribuição pela TAL.
“A associação da Ufes com a TAL cria uma via de duas mãos para a produção audiovisual, pois permite a ampliação da circulação de produções locais no âmbito da América Latina e o nosso acesso a conteúdos procedentes dessa região, ampliando assim os laços entre culturas tão próximas e criando, de fato, programação alternativa para o telespectador”, ressaltou a superintendente de Cultura e Comunicação, Ruth Reis.
“A parceria é importante, pois agrega à nossa programação um conteúdo de cunho educativo e cultural de muita qualidade e diversidade, já que se trata de uma rede colaborativa que reúne produções de diferentes associados vindos de vários países da América Latina”, afirmou a coordenadora da TV Ufes, Ana Paula Vieira.
Além da circulação por toda a região, os conteúdos podem chegar a outras partes do mundo por meio de parcerias da TAL com o Glomex (Global Media Exchange), uma rede internacional de intercâmbio gratuito de conteúdos audiovisuais, que reúne também a RAI (TV pública italiana), a Erno (de países do Leste Europeu) e a Nordivision (de países nórdicos).