terça-feira, novembro 19, 2024
23.9 C
Vitória
terça-feira, novembro 19, 2024
terça-feira, novembro 19, 2024

Leia Também:

Alexandre Moraes lança Pintura para primeiros barcos nesta sexta

O corpo e as noções de perda, de amor e de tempo fazem parte das obras de Alexandre Moraes, tudo isso inundado pela água, elemento sempre presente na sua poesia, seja em estado de chuva, mar ou enchente. Em Pintura para primeiros barcos, seu mais novo livro, esses temas retornam ainda mais fortes e fazem parte de um único longo poema, que Alexandre decidiu dividir em três livros.
 
Pintura para primeiros barcos é o primeiro dessa trilogia e será lançado nesta sexta-feira (7), em evento na Associação dos Docentes da Ufes (Adufes). O lançamento será seguido por uma sabatina feita pelos professores e jornalistas. Além disso, os artistas Suely Bispo, Fabrício Noronha, Marcos Castro e Danielen Brandão pontuam a noite, com recital de textos do novo livro de Moraes. O evento começa às 19h. 
 
“A poesia é uma maneira de pensar que não se afasta do sentir e do contemplar. A poesia não é, apenas um pensar, um contemplar ou um sentir: é tudo isto ao mesmo tempo. Se fosse apenas uma dessas coisas, seria outra forma de expressão e não poesia”, explica Alexandre sobre sua forma de escrever. Sobre os temas que sempre se destacam em seus poemas, o escritor pontua a água, em especial. 
 
“Nasci no Rio de Janeiro e vivo, há mais de duas décadas, aqui em Vitória e, nessas minhas cidades-mãe, todos os anos vivo a experiência dolorosa e afetuosa da água. Todos os anos as enchentes se sobrepõem ao que estou vivendo e sentindo e se impõem como poesia”, explica Alexandre. Para o escritor, a água é ao mesmo tempo uma forma de abrigo e de dor, de intensidade e de deslizamento e sofrimento, “a água é a própria vida, sua destruição e construção contínuas”, completa. 
 
Publicado pela Editora Cousa, selo dirigido pelo ficcionista e dramaturgo Saulo Ribeiro, Pintura para primeiros barcos é o nono livro da trajetória poética de Alexandre Moraes. Ele também possui sua própria editora, a Aves de Água, que prefere chamar de ateliê editorial, que por enquanto está em hiato, mas prepara o lançamento de seis livros para 2015. 
 
Um desses livros é o Experimento para memórias e cortes, segundo livro que completa a trilogia iniciada em Pintura para primeiros barcos. O terceiro livro será Caixa de imagens, ainda com publicação indefinida. 
 
Serviço
 
Lançamento de Pintura para primeiros barcos será nesta sexta-feira (7), às 19h, na Adufes (Associação de Docentes da Ufes – Campus Goiabeiras – ao lado do prédio da ex-Fundação Ceciliano Abel de Almeida).

Mais Lidas