Rebecca (Juliette Binoche) é uma das melhores fotógrafas de guerra em atividade e precisa enfrentar um turbilhão de emoções quando seu marido (Nikolaj Coster-Waldau) lhe dá um ultimato: ou eles ou o trabalho. Em Mil vezes Boa Noite, a protagonista vive o dilema de escolher entre o amor da família e a vocação profissional.
Nesse drama familiar, Juliette Binoche interpreta uma mulher que ao mesmo tempo em que se mostra sensível às questões da guerra é completamente omissa dentro da própria casa. Enquanto, o marido e a filha temem por sua saúde, Rebecca prefere arrisca-se entre bombas para conseguir o melhor clique.
Mil vezes boa noite também questiona a responsabilidade ética da mídia diante da cobertura de guerras. Uma das questões do filme é o limite entre a denúncia e a exploração da miséria. Na maioria dos casos, a fotografa sabe com antecedência dos ataques, mas não avisa a população em volta a fim de não interferir no conflito.
Outro ponto do filme que merece destaque é a inversão de gêneros, enquanto a mulher sai para trabalhar e se aventurar, o marido fica em casa cuidando das crianças e do lar, esperando que ela volte sã e salva.
Serviço
Mil Vezes Boa Noite (Tusengangergodnatt, Noruega, 2014, 110 minutos, 16 anos)
Cine Jardins – shopping Jardins: Sala 2. 19h. 21h