O I Festival Latino Americano de Monólogo visa a desenvolver uma interação entre o teatro capixaba e produções nacionais e internacionais de relevância no âmbito das artes cênicas. Privilegiando o formato dramatúrgico de monólogos, a programação do evento vai promover uma mostra de diversidades estético-conceituais, construindo assim um panorama artístico contemporâneo.
O Festival não vai se limitar apenas a uma mostra de espetáculos, mas quer ir além, promovendo na sua programação, painéis nacionais e internacionais, workshops e demonstrações de trabalho. Essas atividades visam a integração cultural entre os participantes e convidados, além de estimular a revelação de novos talentos, bem como o aprimoramento das artes cênicas capixaba.
Nessa segunda-feira (17), o espetáculo capixaba O Cavaleiro Bzarro.O monólogo conta a história de um velho mendigo abandonado num asilo em ruínas, que busca a cumplicidade de seus fantasmas. Ele evoca o passado, a relação com a família e outras instituições, enquanto aguarda a visita de um misterioso cavaleiro que poderá dar um novo sentido á sua existência. A abertura será às 20h, no Theatro Carlos Gomes com entrada gratuita
O Festival pretende contribuir com a política de acesso à criação e produção artística local, incentivando a circulação de espetáculos de monólogos pelas cidades brasileiras e proporcionando um intercâmbio de ideias sobre a produção de monólogos no Brasil.
Esse festival se diferencia dos outros já existentes no Estado, pois privilegia as produções da América Latina, fato que projeta a imagem do país no exterior devido à presença de agentes técnicos, artistas e gestores culturais internacionais.
Programação do FLAM I Festival Latino Americano de Monólogo
SEGUNDA-FEIRA (17)
“O Cavaleiro Bizarro”, com Reginaldo Secundo (ES)
Horário: 20:00 horas
Local: Theatro Carlos Gomes
QUARTA-FEIRA (19)
“Nuremberg”, com Santiago Sanguinetti –(Uruguai)
Horário: 20h
Local: Teatro da Ufes
QUINTA-FEIRA (20)
“Zapatos Andaluzes”, com Susana Anselmi – (Uruguai)
Horário 19h
Local: Teatro da Ufes
“Morte Anunciada”, com Oscar Roney – 21 horas
Horário: 21h
Local: Teatro da Ufes
SEXTA-FEIRA (21)
”Processos Criativos em narrativas solo” com a Diretora Maria Dodera e com as atrizes Verônica Gomes e Beth Caser.
“Teatro e Conexões…Uma Abordagem Pós Dramática”, com o Ator/Bailarino Marcelo Ferreira Relato de Experiência. Trajetórias. Com a atriz e Diretora Magdalena Rodrigues
Horário: 15h
Local: auditório do centro de artes da ufes – cemuni iv
DOMINGO (23)
“Doida? Nem pensar!”, com Lígia De Paula (SP) –
Horário: 18h
“A Rainha do Rádio”, com Lari Salles (PI)
Horário: 20h
Local: Teatro Virginia Tamanini – Sesc Glória