Uma intervenção na Vila Rubim promete surpreender quem passar pelo mercado neste sábado (22). A exposição “Cidade de Palha”, que tem o objetivo de explorar os diversos aspectos sociais, econômicos e culturais de quem faz parte do cotidiano da região, estará aberta à visitação das 8h30 às 11h30.
Depois as fotografias serão doadas para a comunidade, preferencialmente para aquelas pessoas que participaram de sua produção.
Com 60 imagens em tamanho 30 x 45 cm, expostas em esteira de palha, 20 alunos da disciplina de Fotojornalismo II do curso de Fotografia da Universidade Vila Velha buscaram lançar um novo olhar sobre o mercado da Vila Rubim, no Centro Histórico.
O projeto foi executado em duas etapas: pesquisa, em que os alunos buscaram conhecer no que consiste o mercado da Vila Rubim em todos os seus aspectos (religioso e comércio de peixes ou ervas); e produção e execução, em que os alunos vivenciaram o dia a dia do mercado.
“Pretendemos com essa exposição valorizar o mercado da Vila Rubim, que é tradicional e crescente ao mesmo tempo. Assim como há vendedores com mais de 20 anos no local, há também lojas novas, com três ou quatro anos. É um mercado muito variado, produtivo e crescente”, resumiu Mariana Garcia, que faz parte do grupo de alunos responsáveis pela produção e execução do projeto.
Já Elizabeth Nader, professora orientadora do projeto e fotógrafa da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), diz que a exposição é também uma oportunidade de devolver à comunidade todo o conhecimento desenvolvido em sala de aula. “O projeto contempla a essência do fazer fotográfico no jornalismo, que é informar, divulgar e distribuir, respeitando os valores reais de cidadania e estimulando para ações empreendedoras”.
Serviço
A exposição Cidade de Palha abre nesta sábado (22), às 8h30, na Vila Rubim