quinta-feira, janeiro 2, 2025
31.6 C
Vitória
quinta-feira, janeiro 2, 2025
quinta-feira, janeiro 2, 2025

Leia Também:

TRE quer julgar as contas dos eleitos até 11 de dezembro

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) tem analisado os processos de prestação de contas dos candidatos eleitos em outubro passado para que não sobrem casos pendentes até a diplomação dos eleitos. Não há um cronograma para votação das contas dos candidatos eleitos, mas a previsão é que os julgamentos de todas as contas estejam encerrados até o próximo dia 11 de dezembro.
 
O Tribunal precisa encerrar os julgamentos antes da diplomação, que acontece no próximo dia 19, às 16 horas, no Tribunal. Receberão os diplomas o governador e vice-governador eleito, a senadora eleita e seus suplentes, os dez deputados federais e os 30 deputados estaduais e os suplentes dos legislativos. 
 
Os relatores do governador e da senadora eleitos já foram designados. O relator da prestação de contas de Paulo Hartung é o Juiz federal José Eduardo do Nascimento e o da senadora eleita Rose de Freitas é o Juiz eleitoral Marcus Felipe Botelho.
 
Os candidatos que concorreram na eleição deste ano entregaram as prestações de contas no último dia 4. Segundo informações do TRE, à medida que chegam as prestações de contas à Coordenadoria de Controle Interno (COCIN), elas são analisadas e enviadas para a secretaria judiciária que faz a distribuição eletrônica aos respectivos relatores.
 
O processo segue então para o gabinete dos membros que analisam o caso e pedem para que ele seja colocado em pauta no Tribunal. Como cada processo tem suas peculiaridades o tempo de tramitação pode variar. 

Mais Lidas