O mercado político ficou frustrado na tarde desta sexta-feira (28) com o anúncio do governador eleito Paulo Hartung (PMDB) sobre seu secretariado. Isso porque havia uma expectativa muito grande foi criada em relação aos nomes que seriam apresentados, mas o governador apenas confirmou o que já se especulava há semanas, que a economista Ana Paula Vescovi assumiria a Secretaria da Fazenda.
O governador também anunciou Andrezza Rosalém, que será diretora-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), aliás, último cargo de Ana Paula no governo Hartung e Casagrande. Deixou o comando do IJSN em 2011, logo no início da atual gestão para trabalhar como assessora especial do senador Ricardo Ferraço (PMDB).
O anúncio não surpreendeu os meios políticos, já que o nome de Ana Paula Vescovi era cotado para a Fazenda antes de Hartung anunciar que pretendia ser candidato. A economista, junto com Haroldo Rocha, coordenador da equipe de transição do governador eleito, foi autora do estudo financeiro que apontou aumento de gastos no governo de Renato Casagrande. O estudo ganhou ampla divulgação na imprensa capixaba e serviu de subsídio para construir o discurso de Hartung de que seu adversário estaria “quebrando o Estado”.
A impressão no mercado é de que Hartung não traga nenhuma grande novidade em seu secretariado. A equipe do terceiro mandato não deve fugir do grupo que sempre o acompanhou em sua trajetória política. Até por isso, o anúncio será aos poucos e não em um grande evento com a lista completa, já que isso geraria uma frustração ainda maior.
As expectativas continuam em torno da acomodação dos aliados políticos. O vice-governador Cesar Colnago deve assumir a Secretaria de Governo, mas também já foi cogitado para a Saúde e Agricultura. Também há uma tendência de o governador puxar um deputado federal para acomodar a primeira suplente da principal coligação de seu palanque, a ex-prefeita de Itapemirim Norma Ayub (DEM).
Além dessa acomodação, o que contemplaria o presidente da Assembleia Theodorico Ferraço (DEM), marido de Norma, o governador também teria interesse em puxar da bancada o deputado federal Lelo Coimbra (PMDB), isso para que ele fique mais próximo do Estado em uma preparação para a eleição para prefeito de Vitória em 2016.
Na coletiva, sempre ao lado do vice Cesar Colnago, Hartung também anunciou mudança na coordenação do cerimonial do Palácio Anchieta. Ângela Pitanga Pinto será a chefe do cerimonial.