Está com os dias contados a corriqueira cena, no trecho entre a Praça dos Namorados e a Ponte de Camburi, na Praia do Canto, Vitória, de ciclistas pedalando sobre a calçada para evitar o tráfego intenso da Avenida Saturnino de Brito. No próximo domingo (7), o trecho de 650 metros entre o píer de Iemanjá e a praça, em obras desde julho, vai virar a mais nova ciclovia da capital.
O trecho entre a Ponte de Camburi e a Praça dos Namorados era complicado para o tráfego seguro dos ciclistas, em função da lacuna cicloviária entre os dois pontos. Junto ao problema registra-se comumente o desrespeito ao artigo 201, do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), que estabelece para os veículos motorizados 1,5 metro de distância para as bicicletas, infração considerada média, sujeita à multa.
Como há muito pedem ciclistas e cicloativistas, o tráfego seguro de quem pedala está garantido entre a Enseada do Suá e bairro de Jardim Camburi, em um trajeto de 10 quilômetros.
Toda estrutura é composta de uma ciclovia de 2,50 metros de largura, uma calçada com 1,30 metro de largura e um canteiro de 80 centímetros, cuja função é funcionar como barreira entre a ciclovia e a pista. Há ainda o muro de arrimo para ampliar a largura do calçadão da ponte de Camburi e a instalação de um guarda-corpo externo. A Saturnino de Brito ganhou novos asfalto e iluminação. O custo da obra foi de R$ 1.83 milhão.
Como o trânsito veicular de Vitória ainda é hostil para quem pedala, cicloativistas sugerem, além da instalação de ciclovias e ciclofaixas, a de medidas como o acalmamento de trânsito, espacialmente no interior dos bairros. Trata-se de um conjunto de estratégias para aliviar os efeitos negativos do trânsito e criar um ambiente seguro e agradável para todos.