sexta-feira, novembro 29, 2024
32.7 C
Vitória
sexta-feira, novembro 29, 2024
sexta-feira, novembro 29, 2024

Leia Também:

Marta Falqueto é homenageada pela Justiça Global

Nesta quinta-feira (04), Marta Falqueto, é uma das 15 defensoras dos direitos humanos homenageadas pela ONG Justiça Global, no Rio de Janeiro. O evento faz parte da comemoração pelos 15 anos de atuação da organização e tem como objetivo destacar o protagonismo das mulheres na defesa e promoção dos direitos humanos no Brasil e dar visibilidade a gravidade da situação em que se encontra uma série de lutadoras sociais que estão com suas vidas em risco e são criminalizadas por defenderem direitos.
 
A homenageada escolhida para representar o Espírito Santo dedica sua vida à luta pelos direitos humanos há mais de 40 anos e foi uma das fundadoras do Movimento Nacional de Direito Humanos. Hoje, Marta é coordenadora do Programa de Proteção dos Defensores de Direitos Humanos do CDDH – Serra. “Somos parceiros da Justiça Global, mas não imaginava que seria escolhida. Essa homenagem é o reconhecimento de um trabalho de luta pelos direitos humanos”, comemora a militante.
 
Marta afirma que sempre se indignou com as injustiças sociais, mas que somente na década de 70, através da atuação na comunidade eclesial de base, iniciou sua militância pelos direitos humanos: “Através da reflexão que fazíamos da realidade, começamos a construir ações. Essa reflexão culminou no CDDH.” 
 
Para os próximos anos no Estado, a militante acredita que o principal desafio seja a efetivação das políticas públicas voltadas para os direitos humanos e igualdade social. “Também é preciso mudar a cultura do povo, promover mais respeito, tolerância e companheirismo, para que toda a sociedade colabore para garantir os direitos de quem não tem, e para que os mais frágeis também possam ser protagonistas dessa luta”, completa.
 
Marta Falqueto é coordenadora do Programa de Proteção dos Defensores de Direitos Humanos do Espírito Santo. Uma das fundadoras do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH). Participou ativamente de diversas frentes, dentre as quais a militância contra o encarceramento em massa, os direitos dos povos indígenas e quilombolas e na proteção dos defensores de direitos humanos do Espírito Santo. 

Mais Lidas