sexta-feira, novembro 29, 2024
32.7 C
Vitória
sexta-feira, novembro 29, 2024
sexta-feira, novembro 29, 2024

Leia Também:

Fugas na Unip II podem ser reflexo da precariedade da unidade

As fugas ocorridas na última semana na Unidade de Internação Provisoria II (Unip II), em Cariacica, podem ter sido reflexo da precariedade da unidade. No dia 25 de outubro, 13 adolescentes fugiram através de um buraco feito no muro da unidade. A passagem teria sido aberta com uma tampa de bueiro. No dia seguinte, mais oito internos fugiram pelo mesmo buraco. 
 
O Sindicato dos Servidores Públicos do Estado (Sindipúblicos-ES) recebeu a denúncia de servidores que dá conta que a Unip II está constantemente superlotada. Atualmente, a unidade tem 100 internos, sendo que tem capacidade para 60.
 
Além disso, a unidade conta com 88 agentes socioeducativos, quando deveria ter 123, já que 35 estão em desvio de função. Além dos agentes, a unidade conta com três assistentes jurídicos, seis assistentes sociais, três pedagogos e quatro psicólogos.
 
O número de profissionais está bem abaixo do que estabelece o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), que determina que cada técnico deve ter como referencia, no máximo, 20 adolescentes, para garantir a qualidade do atendimento. Na Unip II, cada técnico atende, em média, 33 adolescentes. 
 
Os relatos dos servidores ao Sindipúblicos também aponta que os alojamentos da Unip II não oferecem água própria para o consumo, têm infiltrações, elevada umidade e mau cheiro causado pelo frequente entupimento das instalações hidráulicas. Além disso, a superlotação favorece a proliferação de doenças infectocontagiosas.
 
 
 
 
 
 
 

Mais Lidas