segunda-feira, novembro 18, 2024
24.9 C
Vitória
segunda-feira, novembro 18, 2024
segunda-feira, novembro 18, 2024

Leia Também:

Com texto de Fernando Arrabal, a peça Oración estreia em Vitória

 
Foram dez meses de montagem da peça. Cinco deles contando com as presenças de Dico Ferreira e Katiane Negrão, integrantes do grupo curitibano “Tato Criação Cênica”. O resultado foi a peça Oración que, interpretada pelo grupo de teatro “Repertório Artes Cênicas e Cia”, rompe com as fronteiras que separam a dança e o teatro. O processo criativo de Oración teve a dramaturgia física e o teatro de animação corporal como os principais estímulos de sua composição. 
 
O texto é de Fernando Arrabal, escritor espanhol e um dos maiores dramaturgos da história, conhecido por ser expoente do “teatro do absurdo”. Para colocar a escrita em cena, o grupo optou por extrapolar os limites do teatro convencional. “Oración contou com três linguagens como fonte de criação: a animação corporal, o uso de máscaras e a dramaturgia física. Juntas, elas deram uma pitada forte de ironia”, conta Nieve Matos, diretora e produtora do espetáculo.  As apresentações estão marcadas para os próximos dias 11, 12 e 13, sempre às 20h, na sede da Má Companhia, Centro Histórico de Vitória. A entrada é gratuita.  
 
A escolha da montagem do espetáculo foi uma busca por novas experiência no “teatro do absurdo”, como conta Nieve. “Ainda não tínhamos trabalhado dramaturgias do gênero e, começamos com o Arrabal por ter abordado a questão religiosa, o maniqueísmo, de forma provocante e atemporal. Foi um prato cheio para o grupo aprofundar e discutir essa questão”.  Na ocasião ainda será lançado o livro com a dramaturgia da peça, uma publicação da editora capixaba Cousa. 
 
 
Com atuações de Nícolas Corres Lopes, Roberta Portela e Waltair de Souza Jr, a orientação corporal do espetáculo foi feita com o grupo “Tato Criação Cênica”,  processo fundamental para a construção do trabalho. “A Tato tem dez anos de experiência dentro e fora do país, eles trabalham com animação corporal para adulto – que era o nosso objetivo. Tivemos os integrantes presentes durante cinco meses nesse processo, em mergulhos intensos na sala de ensaio. Eles foram imprescindíveis no trato corporal dos atores e nas cenas que trabalhamos com máscaras, bonecos, que é uma linguagem teatral que eles dominam”, explica Nieve.  
 
 
Serviço
 
A peça Oración, interpretada pelo Repertório Artes Cênicas e Cia, será apresentada nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, sempre às 20 horas, na sede da Má Companhia – Casa dos grupos Z e Repertório – Rua Professor Baltazar, 152, Centro Histórico, Vitória. A entrada é franca. 

Mais Lidas