Um tumulto interrompeu o debate entre os candidatos a prefeito de Vila Velha planejado para esta terça-feira (23) pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado (Sindiupes). Apoiadores do candidato à reeleição a prefeito, Neucimar Fraga (PR), teriam invadido o auditório da Faculdade Novo Milênio, interrompendo o debate entre o republicano e o candidato Rodney MIranda (DEM).
Houve casos de agressão física a pessoas do sindicato, que tiveram que chamar a Polícia Militar para retomar as discussões. O espaço era reservado aos professores sindicalizados, como em todos os eventos do tipo que o sindicato organizou diversas vezes, desde o primeiro turno, em municípios do Estado.
Não é a primeira vez que o Sindiupes e o prefeito se estranham. Uma das principais questões é que o atual prefeito foi contrário a uma das pautas prioritárias dos professores: a eleição direta para diretores das escolas, o que levou o sindicato a fazer uma manifestação em Vila Velha.
Na última assembleia da categoria, demonstrando também as disputas no âmbito sindical pelas quais o Sindiupes passa hoje, foi aprovada uma moção de repúdio ao apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT) a Neucimar, com o argumento de que “ele tem demonstrado total descaso pela educação pública local”.