Valdemir Ribeiro de Azeredo publica poesias desde 1990, quando participou da obra O Trovismo Capixaba (reunião de vários autores). De lá para cá o autor já publicou cinco livros solo, entre eles Sensualidade (1993); Desejos (1998); e Coração Serrano (2005), além de 11 publicações com outros escritores. Com a característica de usar rimas, o escritor lança agora Diário de um Sonhador, reunião de poesias que passeiam pelo romantismo e chegam aos costumeiros “causos” sobre sua terra natal, o município da Serra.
Escritor, trovador e poeta, Valdemir reúne em sua nova obra poemas que não se comprometem com rimas perfeitas, mas refletem sua paixão com a escrita. “Sou muito detalhista em minha produção e, inclusive, participo de todas as etapas de criação do livro, gosto de ter esse controle, desde a seleção dos poemas até a escolha das ilustrações e foto de capa”, explica ele. E por falar em seleção, os textos foram escritos ao longo do tempo, sem enquadrarem o autor em uma fase específica de produção.
A obra, que contém cerca de 70 poemas, foi publicada com apoio da Lei “Chico Prego” da Prefeitura da Serra e terá coquetel de lançamento no próximo dia 14, a partir das 19h, no condomínio alta vista, em Serra-Sede, com entrada livre. “Minha intenção é reunir amigos e pessoas interessadas em conhecer um pouco mais de minha escrita para celebrarmos o nascimento desse novo livro. Todos são bem vindos”, acrescenta Valdemir.
Com certa tendência a retratar seu município, o escritor não poderia ter saído senão de um dos lugares mais característicos da Serra: a Chapada Grande, ao norte da Ponte/Ladeira do Bagaço. O local é uma das principais fontes dos versos do poeta, pois foi onde ele cresceu, ouvindo histórias de familiares e vizinhos.
Serviço
O evento de lançamento do livro Diário de um Sonhador será realizado no próximo dia 14, a partir das 19h, no Salão Social do Alta Vista Condomínio Clube, no bairro São Judas Tadeu, em Serra-Sede – Rua Santos Pinto, próximo à Praça João Miguel. Entrada livre.