Com um olhar que apresenta muito do Espírito Santo, Gildo Loyola já se aposentou da carreira fotojornalista desde 2011, mas sua produção continua a circular de forma a inspirar novas gerações. Com uma trajetória que se iniciou nos de 1970, Loyola foi figura importante na criação do departamento de Fotografia do jornal A Gazeta. Quatro anos mais tarde, ao lado dos escritores Amylton de Almeida, Henrique Gobbi e da fotógrafa Helô Sant'Ana, lançou o livro Lugar de Toda Pobreza.
Ao longo de sua carreira, Gildo já foi bastante premiado, Além do Prêmio Capixaba de Jornalismo, em 2007 recebeu o Prêmio Banco do Nordeste, com a foto Caminho da Cana, e ainda foi finalista do Prêmio Ayrton Senna. Desta vez, ele será homenageado com o livro Gildo Loyola: 40 anos de fotojornalismo – uma reunião de 58 fotos selecionadas por Vitor Jubini, editor do projeto, e com colaboração de Ricardo Medeiros e Gabriel Lordêllo. O lançamento será realizado no Centro de Eventos da Rede Gazeta, em Vitória, às 19h, e colocará o livro a venda por R$ 30,00.
A homenagem contará com a presença de Gildo para autógrafos e para receber o cumprimento de amigos e do público em geral. A obra conta com texto de apresentação de Rita Bridi e apresenta uma seleção de fotografias que retrata o Espírito Santo e revela o seu povo. Dividido em três capítulos, Gildo Loyola: 40 anos de fotojornalismo se fragmenta em momentos mais poéticos do fotógrafo para seguir às pesquisas de campo e as fotos de Gildo com personalidades das artes e da mídia. O livro foi lançado pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult), com recursos do Funcultura.
Serviço
O livro Gildo Loyola: 40 anos de fotojornalismo, será lançado no próximo dia 15, às 19h, no Centro de Eventos da Rede Gazeta – Rua Chafic Murad, 902, Monte Belo, Vitória. A participação é livre.