segunda-feira, novembro 18, 2024
24.9 C
Vitória
segunda-feira, novembro 18, 2024
segunda-feira, novembro 18, 2024

Leia Também:

Cineclube Central une cinema e surf para divulgar produção capixaba

 
Com o objetivo de espalhar e debater a produção cinematográfica que apresenta temas importantes dentro da sociedade – mas devido ao padrão de distribuição comercial não ganha espaço no diálogo com o grande público –, o Cineclube Central atua no município de Velha desde 2007. De lá para cá, o projeto já recebeu uma leva de participantes e coordenadores. A ideia é fazer o público apropriar-se também das atividades e, de forma colaborativa, construir a programação do cineclube.
 
E já em clima de verão e, claro, com influência do ambiente praiano do Espírito Santo, o Cineclube Central organizou um momento de exibição e discussão do filme A Onda da Vida – uma história de amor e surf. O longa-metragem estreou em julho desse ano e foi dirigido pelos capixabas Raphael Gasparini e José Augusto Muleta que, inclusive, foi convidado para participar do momento. “A internet tem sido grande aliada na aproximação com as pessoas. Por meio do Facebook, entrei em contato com o José Augusto e o convidei para esse evento. Ele topou e já fomos estruturando tudo”, conta Ariel Fonseca, coordenador do Cineclube Central. 
 
Com exibição marcada para o próximo dia 18, às 20h, na Academia da Letras de Vila Velha, o evento é aberto ao público e contará também com a exibição do curta-metragem A banda, do mesmo diretor. “As temáticas da programação do Cineclube são muito perceptivas, vamos montando na medida em que notamos a necessidade de dar foco a certos temas. A nossa ideia é sempre exibir o cinema que possa gerar reflexões, debates e novas visões de mundo”, acrescenta Ariel sobre o caráter de agregar conteúdo que o Cineclube sustenta.
 
Sobre as atividades do Cineclube Central, Ariel frisou a importância das leis de incentivo cultural no fortalecimento do movimento cineclubista local. “Nos dá um gás a mais e potencializa nossos eventos”. Para acompanhar as atividades do Cineclube Central, é possível segui-lo nas redes socais e no blog dos coordenadores. 
 
O surf como temática
 
O filme A Onda da Vida – uma história de amor e surf apresenta a viagem de três amigos, Caio, Tiago e Joel. Surfistas, eles planejam chegar à Itacaré, na Bahia, para uma breve temporada de surf. Os planos mudam quando o carro do trio quebra no meio do caminho e eles precisam gastar todo o dinheiro de que dispunham no conserto do veículo. As circunstâncias os levam, então, a aportar em Regência, no Espírito Santo – vila conhecida por seus pescadores, além de ser bom ambiente para surfistas.
 
Os amigos acabam ficando por lá e toda a trama do longa-metragem se desenvolve com Regência como cenário. Produzido por capixabas e com atuações principais de Caio Vaz, Guilherme Tripa e Omar Docena, a produção recebeu boas críticas e colocou em voga, mais uma vez, a qualidade do cinema nacional. 
 
 
Serviço
 
O filme A Onda da Vida – uma história de amor e surf será exibido pelo Cineclube Central, às 20h, com presença do diretor José Augusto Muleta, na Academia da Letras de Vila Velha –  Rua 23 de maio, nº 83, Prainha – Vila Velha. Entrada livre. 

Mais Lidas