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Depois de questionamentos, Câmara abre os gastos do Fiscaliza Vitória

Depois dos pedidos de informações e de requerimento protocolado pelo vereador Reinaldo Bolão (PT), a Câmara de Vitória decidiu abrir os contratos dos serviços do projeto Fiscaliza Vitória, que mesmo funcionando há um ano, não havia dado transparência aos contratos. 
 
De acordo com os dados do Portal da Transparência da Câmara, só em publicidade foram gastos R$ 690 mil em contratos, sendo R$ 250 mil para S/A A Gazeta; R$ 250 mil para a Nassau Editoria Rádio e Televisão (A Tribuna); R$ 90 mil para a Televisão Vitória S/A (TV Vitória); R$ 40 mil para ES Hoje Online; e R$ 60 mil para SDC Serviços em Comunicação (Século Diário). 
 
Além dos contratos com publicidade, foram divulgados outros referentes à prestação de serviço para o Fiscaliza Vitória. A empresa Infinity Negócios e Serviços foi contratada por R$ 167.810 para a organização de eventos oficiais da Câmara de Vitória, dentre eles o Dia do Cidadão Vitoriense, Dia da Família e o lançamento do Fiscaliza Vitória. 
 
Já a E-Brand Estratégias On-Line – que fez os vídeos e peças promocionais – foi contratada por R$ 210 mil. 
 
Juntando os valores recém-divulgados pela Câmara com aqueles contratos que já haviam sido divulgados – Sollo Serviços de Call Center Ltda por R$ 153.600 ao ano; e Telemar Norte Leste, para o serviço de sistema de DDG (discagem direta gratuita), no valor de R$ 128.924,40 – chega-se a R$ 1.350.334,40 somente em contratos para o funcionamento do Fiscaliza Vitória. Valor que não inclui a aquisição do veículo Doblò, da marca Fiat, ano 2013. Também não está nesta conta a folha de pagamento dos servidores que atuam no projeto, que ultrapassa os R$ 500 mil anuais. 
 
Apesar de ser um projeto dispendioso, o Fiscaliza Vitória não apresenta resultados à população à altura do investimento. Além disso, o baixo número de acionamentos no primeiro ano de funcionamento mostra que a iniciativa não teve o alcance necessário para que o projeto fosse considerado bem-sucedido.
 
Considerando os contratos com a empresa Sollo Serviços de Call Center, que foi de R$ 153.600; com a Telemar Norte Leste, no valor de R$ 128.924,40; e que no primeiro ano foram 996 acionamentos, segundo a prestação de contas do projeto, feita em outubro deste ano; chega-se ao valor de  R$ 283,65 por ligação, no primeiro ano de projeto. 
 
Os resultados, que a Câmara vem divulgando sistematicamente, são supervalorizados pela Casa. Além disso, o Fiscaliza Vitória é uma sobreposição a outro programa já existente na Prefeitura de Vitória (Fala Vitória – 156), que foi lançado como novidade mesmo não sendo nada além do que a função do legislativo, que é justamente fiscalizar as ações do Executivo.
 
  

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