A Polícia Federal no Espírito Santo deflagrou, na manhã desta terça-feira (13), a Operação Triagem, com o objetivo de desarticular uma quadrilha que desviava encomendas de lojas virtuais encaminhadas pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Foram presos um funcionário da estatal, alem de dois empresários que revenderiam os produtos – em sua maioria, produtos eletrônicos e aparelhos celulares.
De acordo com informações da PF, a operação contou com a participação de sete agentes federais, além do apoio do setor de segurança dos Correios. A investigação apontou que os crimes ocorriam na sede do serviço de triagem (separação e destinação) das encomendas em Viana. No local, o funcionário desviava as encomendas adquiridas na internet antes que fossem remetidas aos compradores.
Os produtos desviados, normalmente celulares e tablets, eram vendidos a duas lojas de produtos eletrônicos, localizadas nos bairros Santa Inês e Aribiri, em Vila Velha. Foram encontradas na posse do funcionário dos Correios várias encomendas ainda embaladas com o logotipo da empresa. Com os empresários foram localizados dezenas de celulares oriundos da ação ilícita.
A Polícia Federal disse que não existe uma estimativa dos valores ganhos pela quadrilha com a prática criminosa. No entanto, as investigações dão conta que os desvios tiveram início há pelo menos seis meses. Os envolvidos responderão pelos crimes de peculato e receptação qualificada, cujas penas podem chegar a 12 anos de reclusão.