No domingo (25), com saída às 7h30 da Colônia da Pescadores da Praia de Itapuã, em Vila Velha, nadadores e remadores farão uma expedição até o arquipélago. Os organizadores têm como objetivo “mostrar a necessidade de preservação, educação ambiental, limpeza das ilhas”.
Paulo Pedrosa, da Associação dos Amigos da Praia de Camburi (AAPC), uma das organizações que participam do evento, destacou que também será feita a contemplação da harmonia deste ambiente. “Temos uma costa morfologicamente ideal para o turismo e formada por ilhas riquíssimas ecologicamente”, afirmou.
Não será cobrada taxa para participação, segundo a informação da AAPC.
O arquipélago da região é formado por sete ilhas. As ilhas Itatiaia são situadas a 800 metros da praia de Itapuã e formam sítios para reprodução de aves marinhas, em especial das andorinhas-do-mar a (Sterna hirundinacea -andorinha-do-bico-vermelho – e Sterna eurygnatha -andorinha-do-bico-amarelo-)
Uma outra espécie, a pardelinha, também se reproduz na ilha do Boqueirão, no arquipélago das ilhas Itatiaia. São cinco casais. A reprodução da espécie é nos meses de julho a dezembro e as aves fazem ninhos em fendas de rochas.
O desembarque nas ilhas é proibido durante a temporada de reprodução, de maio a setembro. Há necessidade de assegurar a manutenção da vegetação e limpeza das ilhas durante todo o ano.
Saiba mais sobre o evento no Facebook da AAPC