Pelo terceiro ano consecutivo, com o compromisso de valorizar e incentivar as manifestações tradicionais da Região do Sapê do Norte, o Pocar Festival de Cultura traz uma série de atrações artísticas e culturais a Conceição da Barra (litoral norte do Espírito Santo). Música, teatro, apresentações folclóricas, intervenções artísticas, debates e bate-papos irão fomentar a cultura e a arte na cidade durante os quatro dias de evento.
Assim como nas edições anteriores, a diversidade de linguagens; a programação gratuita; e a ocupação do espaço urbano como local privilegiado para o fazer artístico marcam o festival, que propõe estabelecer um novo modelo de produção cultural e turístico na região. O Pocar será realizado entre os dias 22 e 25 de janeiro em diversos pontos do Centro de Conceição da Barra. A participação será gratuita para o público de todas as idades.
Neste ano, além de grupos de diversos estados do Brasil, o festival conta ainda com atrações vindas de outros países. Artistas da Colômbia, Argentina e Chile darão um toque latino ao evento.
A abertura do Pocar será realizada com festejos do grupo Jongo Cosme e Damião, que se juntará ao Cortejo Arruaça, da Estandarte Cia. de Teatro, para inaugurar os quatro dias de festa. Ainda no mesmo dia, o festival apresenta a cantora Lívia Itaborahi, um dos destaques da última edição do programa televisivo The Voice Brasil.
No dia 23, logo pela manhã, o escritor Saulo Ribeiro, da editora capixaba Cousa, leva à tradicional Feira de São Pedro, a intervenção Literatura a Quilo. Realizada algumas vezes em feiras da Grande Vitória, a intervenção apresenta ao público um pouco da literatura produzida no Espírito Santo, com os livros de uma geração de novos escritores que vêm se destacando no mercado editorial capixaba. Como o próprio nome da ação já deixa subentendido, os livros expostos serão vendidos a quilo, como numa feira comum. A intervenção será seguida da leitura de cordéis e do Momento Pocar, formado por ajuntamento de sanfoneiros, violeiros e percussionistas barrenses, que irão improvisar canções características do norte do Espírito Santo.
O dia ainda contará com a Prosa Literária, que promoverá um bate-papo sobre literatura e contação de história para o público infanto-juvenil. Além disso, a cantora chilena Cláudia Manzo será atração com o show América Latina – por uma mirada feminina onde faz uma releitura de grandes artistas e intérpretes da música latino-americana.
Já no dia seguinte (24), o Pocar abre espaço para o universo circense. Um dos espetáculos a serem apresentados será O Auto do Tatu, da companhia mineira Folgazões Artes Cênicas. A Argentina se fará presente através do Circo Teatro El Indivíduo, com a peça El Fakirak. E o dia ainda terá a presença de palhaços na contação de histórias para crianças.
No domingo (25), último dia de evento, a Estandarte Cia. de Teatro apresenta o espetáculo O Pescador Mentiroso – peça inspirada na tradição oral barrense, que presta homenagem a Mané Bode, um falecido pescador, famoso por suas histórias que até hoje povoam o imaginário coletivo da cidade. A realização do espetáculo intégra ainda o projeto Devotos, desenvolvido pela Estandarte, que vem pesquisando os fundamentos da devoção a São Benedito e Nossa Senhora do Rosário em cidades do Espirito Santo e Minas Gerais.
E o encerrando do último dia do Pocar Festival de Cultura será feito pelo grupo capixaba,Trio Fogumano, que apresentará um recorte do forró de Itaúnas, conhecida nacionalmente como a capital do forró.
Serviço
O Pocar Festival de Cultura será realizado entre os dias 22 e 25, no Centro de Conceição da Barra (litoral norte do Espírito Santo). A programação é gratuita. Para conferir todos os locais, horários e atrações, acesse a página oficial do evento.