Com a negativa do deputado federal reeleito Carlos Manato (SD) em assumir a Secretaria de Esportes do Estado, o governador Paulo Hartung (PMDB) deve retomar seu projeto inicial para abrir a vaga na bancada capixaba para a ex-prefeita de Itapemirim, Norma Ayub (DEM). O foco deve se voltar para o deputado federal reeleito Lelo Coimbra (PMDB).
Mesmo com a articulação para a recondução do marido de Norma Ayub, Theodorico Ferraço, na presidência da Assembleia, a movimentação para acomodá-la continua, já que havia um acordo prévio entre Ferraço e Hartung. A coligação em que Norma estava elegeu quatro deputados federais: Max Filho (PSDB), Lelo Coimbra (PMDB), Carlos Manato e Jorge Silva (Pros). Norma é a primeira suplente.
Lelo Coimbra foi a primeira alternativa de Hartung, pois tinha planos visando às eleições de 2016. Mas uma conversa com o hoje secretario de Desenvolvimento Urbano, João Coser, desarmou essa movimentação. Hartung queria limpar o campo de Vitória para eleger Lelo, mas Coser não abriu mão da disputa e demonstrou mais musculatura para ser o candidato do governador nas eleições de 2016.
Hartung passou a trabalhar então com a possibilidade de atrair para o secretariado o deputado Jorge Silva, que depois de muitas reuniões com seu partido, decidiu não aceitar o convite e permanecer na bancada. O deputado Max Filho também não cogita a possibilidade de abrir mão da vaga na Câmara dos Deputados.
Hartung concluiu a formação do secretariado, deixando duas pastas em aberto, Esportes e Turismo, que estão sendo comandadas interinamente pelos aliados do governador, respectivamente, Valdir Klug e Robson Leite. Os espaços ficaram reservados para essa articulação de última hora.
O governador buscou fechar a articulação também com Manato, mas a movimentação do deputado para conseguir um lugar na Mesa Diretora da Câmara deixou a ocupação da pasta em segundo plano. Além disso, o corte de 78,4% no orçamento da Secretaria de Esportes deixou o convite ainda menos atraente.
Nos bastidores, as informações são de que Lelo estaria interessada em retornar para o Estado, o que facilita as articulações de Hartung para acomodar Norma Ayub.