Uma área de restinga de 750 metros na praia de Camburi, em Vitória, começou a ser recuperada esta semana. Localizada entre os quiosques seis e sete, a área deve ser recuperada em um ano.
A recuperação da restinga de Camburi é resultado de um Termo de Compromisso Ambiental (TCA) assinado entre o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), representado pelo promotor Marcelo Lemos, e Rede Gazeta.
A agressão à restinga ocorreu quando a Rádio 102 FM realizava um evento no local para comemorar o seu aniversário de 20 anos. O aniversário da Rádio Litoral reuniu 50 mil pessoas na praia de Camburi no dia 27 de julho e terminou em confusão.
A programação contava com shows gratuitos da cantora Anitta, da dupla Victor & Léo, e do grupo Sorriso Maroto. Mas somente Anitta conseguiu se apresentar. Houve dificuldades dos artistas para chegar ao local e brigas que terminaram com uma ocorrência de bala perdida.
Agora, como parte do TCA, a rádio tem de cercar com toras de eucalipto tratado e corda de sizal uma área de restinga indicada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) da prefeitura de Vitória.
A Rádio 102 FM também deve realizar a chamada campanha “Calçadão Legal”, que inclui ações para a conscientização quanto à importância da preservação da restinga e também chama atenção para a boa convivência e a harmonia entre as pessoas, como informa o MPE.
Para isto, serão veiculadas peças nos meios de comunicação com os princípios “paz, amor e harmonia”, com referências ao estilo e aos grafismos da década de 1970.