No final de janeiro, o Assédio Coletivo divulgou a abertura das inscrições para a o Prêmio Jovem Articulador: #3 Temporada de Oficinas. Trata-se de um percurso formativo que conta com encontros presenciais e premiação em dinheiro para grupos jovens da Região Metropolitana da Grande Vitória realizarem uma ação cultural, social ou artística.
O prêmio, que recebe inscrições até o dia 13 de fevereiro, é direcionado a grupos de jovens com atuação social, cultural ou artística nos municípios da Grande Vitória. Serão cinco grupos premiados no total. Estes grupos participam da formação e recebem também um recurso de R$ 500 para realizar uma ação em seu território.
O projeto foi pensado tendo em vista a percepção do Assédio Coletivo em relação ao cenário cultural jovem do Espírito Santo. Segundo Órion Flores Leal, integrante do Assédio e parte da equipe responsável pela temporada, existe uma grande demanda de jovens com perfis de agentes articuladores culturais que podem se interessar pelas orientações e conseguir um recurso para executar ações em seus territórios. “Pretendemos acompanhar o desenvolvimento dos grupos em suas localidades e compreender as necessidades de orientação de cada grupo contemplado”, observa Órion.
Para Guilherme Rebêlo, integrante do Assédio e da equipe de formação, o Prêmio Jovem Articulador: #3 Temporada de Oficinas tem o potencial de ativar conexões entre redes culturais, dar maior visibilidade aos grupos contemplados e aproximar os agentes culturais que participarem. Além do acompanhamento formativo, o recurso financeiro será direcionado ao projeto de cada grupo contemplado. “É preciso incentivar que estes grupos promovam ações e que tenham condições para isso. O recurso é pequeno, mas é uma forma de explicitar que acreditamos na articulação desses jovens e que este pode ser o início de um projeto maior”, acrescentou Guilherme.
As Inscrições
O prêmio foi articulado para compreender a diversidade de atuação e de linguagens dos jovens, por isso os grupos contemplados passarão por momentos coletivos, de trocas, e de orientação individual. Para se inscrever basta acessar a página oficial do Assédio Coletivo no Facebook, ler o edital, acessar o formulário e fazer a inscrição. No total, são cinco vagas para grupos formados por no mínimo quatro integrantes – sendo pelo menos dois jovens com idade entre 15 e 29 anos. As inscrições seguem até o próximo dia 13 de fevereiro de 2015. Para entrar em contato com o Assédio Coletivo e tirar dúvidas sobre o prêmio, basta enviar e-mail para [email protected]
O Prêmio Jovem Articulador: #3 Temporada de Oficinas do Assédio Coletivo foi contemplado no Edital 032/2014 – Diversidade Cultural Capixaba da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES). Um quarto do recurso arrecadado pelo Assédio Coletivo será investido diretamente nos grupos contemplados pelo Prêmio Jovem Articulador para execução de seus projetos.
O Assédio Coletivo
Atuante na cena cultural de Vitória desde o início de 2012, o Assédio Coletivo é um grupo formado por articuladores culturais que, por meio de projetos e ações com o Reviravolta Coletiva; e o Tarde no Bairro (foto à esq.); buscam fortalecer o cenário cultural do Espírito Santo, valorizar a arte autoral e o fazer colaborativo, amplificando a ação de outros coletivos e agentes culturais.
Serviço
– O Prêmio Jovem Articulador: #3 Temporada de Oficinas, organizado pelo Assédio Coletivo, recebe inscrições até o dia 13 de fevereiro de grupos jovens de toda a Grande Vitória.