A Prefeitura de Vitória reabriu o edital de licitação do Pedala Vitória, o sistema municipal de compartilhamento de bicicleta. Lançado em meados de janeiro e apresentado em audiência pública, o processo havia sido suspenso semana passada, após questionamento do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES). A data de abertura de propostas é 24 de março.
A suspensão da concorrência foi provocado por um questionamento de uma das empresas concorrentes sobre as condições de participação do certame: um dos itens obrigava as concorrentes a ter escritório na cidade. O item foi retificado e a obrigação só valerá para a empresa vencedora.
Em audiência pública no último dia 19, a prefeitura apresentou o processo licitatório para escolha da empresa concessionária do Pedala Vitória. A prefeitura prevê a instalação de 25 estações de compartilhamento em que serão distribuídas 250 bicicletas. Haverá área para estacionamento de bikes.
A praia de Camburi e a área entre a Praça dos Namorados e a Praça do Papa irão receber as estações inaugurais. Jardim da Penha, Jardim Camburi e Praia do Canto e as avenidas Adalberto Simão Nader, Fernando Ferrari e Serafim Derenzi também devem receber estações.
Para utilizar o serviço, o usuário deverá efetuar um cadastramento na concessionária. O tempo de utilização está fixado em até 70 minutos. A forma de pagamento é um dos critérios técnicos do edital.