A nova Assembleia Legislativa que tomou posse no último dia 1 de fevereiro é composta por médicos, professores, religiosos e sindicalistas. A heterogeneidade da Casa não evita que o perfil seja governista, como se mostrou no dia da posse dos parlamentares. Ao todo 17 partidos compõem o plenário.
São 16 deputados novatos, sendo quatro que retornam ao legislativo – Envialdo dos Anjos (PSD), Rafael Favato (PEN), Cacau Lorenzoni (PP) e Guerino Zanon (PMDB) –, e outro seis que nunca tiveram experiência legislativa: Almir Vieira (PRP), Amaro Neto (PPS), Hudson Leal (PRP), Sérgio Majeski (PSDB), José Carlos Nunes (PT) e Padre Honório Siqueira (PT).
Outros 14 deputados são reeleitos. A maior bancada é a do PMDB (quatro), seguida do PRP (3) e do PT (3). Ainda podem ocorrer alterações no plenário, já que há a possibilidade de dois deputados – Guerino Zanon e José Carlos Nunes – deixarem a Casa para assumir cargos no governo. Caso essas mudanças se confirmem, o PDT ganha uma cadeira com Luiz Durão, e o PMDB passaria a ter cinco deputados José Esmeraldo.
Confira o perfil dos 30 deputados estaduais eleitos em 2014.