Os participantes da 3ª descida ecológica do rio Piraquê-Açu navegarão 20 quilômetros do rio, de Córrego Fundo até praia de Santa Cruz, em Aracruz, norte do Estado. Os organizadores preveem que o percurso será coberto em quatro horas, neste domingo (8). Da programação, uma parada técnica para as embarcações motorizadas na área dos flutuantes do rio Piraquê-Mirim.
O rio Piraquê-Açu nasce na Reserva Ecológica Augusto Ruschi, no município de Santa Teresa. Com 50 quilômetros de extensão, passa por João Neiva, alcançando o município de Aracruz, na localidade de Santa Maria.
Desmatamento intensivo nos municípios por onde passa, extensos plantios de eucalipto em toda a região, além de pastos, estão destruindo o rio. O usos intensivo de agrotóxicos também contribui para a degradação ambiental.
Principal fonte de abastecimento de água para a região, o rio Piraquê-Açu atende 140.000 pessoas. Faz parte da bacia do Piraquê, da qual também faz parte o Piraquê-Mirim. A confluência destes dois rios forma o Piraquê propriamente dito, cuja foz se encontra a quatro quilômetros do ponto de confluência, na Vila de Santa Cruz. Há uma enseada com aproximadamente 500 metros de largura no local.
Na sua foz há um manguezal com 15,80 quilômetros. Suas águas salgadas são ricas em espécies como o robalo, tainha, vermelho, sirioba e carapeba.
O rio é navegável em quase toda sua extensão, por barcos e por escunas, e tem em condições normais uma profundidade que varia entre dois metros até mais de 15 metros de profundidade. Atualmente é grande o assoreamento em todo o rio.
Os organizadores informam que na descida ecológica poderão ser empregadas embarcações como barco motor de até 23 pés, remo, vela, moto aquática, caiaques, canoas e botes.
A descida do rio é promovida pela Prefeitura de Aracruz, através das secretaria de Turismo e Cultura, de Esporte, Lazer e Juventude e de Meio Ambiente e Secretaria de Agricultura.
Os organizadores lembram que o uso de coletes salva vidas é obrigatório para os participantes menores de 12 anos e maiores de 65 anos em embarcações a motor. As embarcações devem ter coletes para todos a bordo.
As inscrições podem ser feitas neste link.