Este domingo (15), foi marcado pelo desfile do bloco Regional da Nair no Centro Histórico de Vitória. A concentração do bloco se iniciou às 12h no tradicional Bar da Zilda –rua Maria Saraiva, 30, Centro – já conhecido por receber apresentações do Regional. Por lá o público foi se concentrando para que, ás 15h, o bloco iniciasse o trajeto oficial do desfile. Partindo da rua Sete de Setembro, eles seguiram até a Praça Costa Pereira arrastando mai de 5 mil foliões que seguiram cantando marchinhas tradicionais, sambas e músicas adaptadas ao ritmo do carnaval.
Ao chegar na Praça Costa Pereira, o bloco efetuou parada na escadaria São Diogo e permaneceu por lá até cerca de 18h, finalizando a primeira parte da festa que, a partir das 19h, foi seguida de apresentações musicais do Grupo Ilha e da cantora Denise Pontes, no palco montado na Praça. O desfile do Regional fez parte do Edital de Apoio Logístico e Financeiro aos Desfiles dos Blocos Carnavalescos de Rua de Vitória 2015, da Prefeitura de Vitória. Em outra localidade do Centro, foi realizado o desfile competitivo com os blocos os Acadêmicos do Samba; Amarra o Burro; e Lagartos Voadores. Toda a programação foi gratuita ao público.
O Regional da Nair foi originado no ano de 2008 entre amigos que se divertiam tocando samba e marchinhas sem grandes compromissos. O nome remete a uma amiga, Nair Rúbia, que mudou-se de Vitória e sedia sua casa para que os amigos se reunissem para tocar. Sem ensaios e repertório definido, eles juntavam-se de tempos em tempos para tocar e criar seus próprios momentos de lazer. Essa característica permanece até hoje, com os músicos embalando canções sem usar microfones, contando com a cantoria do público para que as músicas sejam entoadas.
Com o passar o do tempo, os encontros da roda de samba foram ficando cada vez mais cheios e eles passaram tocar em bares e circularem com mais frequência por Vitória. Atualmente, a proporção é muito maior e, a cada carnaval eles conseguem reunir cada vez mais pessoas. Do Regional da Nair nasceu o Regionalzinho da Nair, um desfile feito para que os pais levem as crianças para se divertir. Neste carnaval, o Regionalzinho foi realizado no último sábado (14), no Parque Moscoso, em Vitória. Ambos os projeto são marcados por despertarem no público o universo da fantasia e, assim, cobrir as ruas de pessoas fantasiadas e pintadas.
Programação
O Carnaval 2015 de Vitória segue com apresentações e desfiles de blocos até terça-feira (17), em diversos pontos da Capital. Confira a programação no site da Prefeitura de Vitória