O Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes), situado no Centro Histórico de Vitória, já promoveu, nos últimos dias 11 e 12, o Encontro de Educadores mediado pela equipe educativa do MAES. O momento integrou parte das atividades da exposição Modos de Usar e foi direcionado para todo o público, com foco em professores e arte-educadores. O objetivo foi apresentar e discutir novas dinâmicas, e possibilidades de aproximação entre a escola e a arte contemporânea.
E esses foram apenas os primeiros encontros que a exposição promoveu, pois ainda terão uma série de atividades com os artistas que expõem trabalhos dentro da própria exposição, a partir do projeto Vivências poéticas, que já se inicia no próximo sábado (21), com a presença de Rubiane Maia. No dia 28 será a vez de Ludmila Cayres. Em março o encontro será com Gabriel Borem, no dia 7, Daniela Zorzal, no dia 21, e Piatan Lube, no dia 28. O projeto começa sempre a partir das 15h e é aberto ao público.
E o calendário de atividades do museu durante a exposição Modos de Usar ainda terá continuidade, como o bate-papo com o curador Julio Martins, no dia 19 de março, às 19h, além das rodas de conversa com os orientadores dos artistas/bolsistas e os educadores do MAES. Para começar, o próximo dia 26 de fevereiro será com Luciano Cardoso e os educadores Juan Victor Gonçalves e Ludmila Cayres. No dia 5 de março será a vez de André Magnago e Gabriel Borém e os educadores Nathália Prattes e Vanderson SC Passos. No dia 12 de março a atividade será com Teófilo Augusto da Silva, Leila Domingues Machado e os educadores Joly Mariane e Ayla Lourenço. Os encontros acontecerão sempre às 19h e também serão abertos ao público.
Além de todos os projetos dentro da exposição, a mostra ainda promoverá o MAES na fachada, que terá exibição de vídeos na fachada do museu nos dias 23 de fevereiro; 9 e 23 de março, sempre às 18h30.
A exposição
A exposição Modos de Usar foi aberta no dia 29 de janeiro e inaugurou a primeira atividade do ano do (MAES). A mostra reúne o trabalho de seis artistas selecionados no Edital de Bolsa Ateliê (015/2013), da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), além de 13 obras pertencentes ao acervo do MAES. Com curadoria do artista plástico Júlio Martins, a exposição permanece em cartaz até março, com entrada gratuita.
Serviço
Modos de Usar tem curadoria de Júlio Martins e está no Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes) – avenida Jerônimo Monteiro, 631, Centro de Vitória – até o final de março. As visitações podem ser feitas de terça a sexta-feira, das 10h às 18h; e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h. A entrada é livre