quarta-feira, novembro 27, 2024
27.7 C
Vitória
quarta-feira, novembro 27, 2024
quarta-feira, novembro 27, 2024

Leia Também:

Deputado Marcelo Santos pede retomada do processo de licitação do aquaviário

Deputado estadual que defende há tempos a bandeira do transporte aquaviário, Marcelo Santos (PMDB) fez um apelo ao governo estadual, em pronunciamento na sessão desta quarta-feira (25) na Assembleia Legislativa: que se dê continuidade ao processo de implantação do Aquaviário na Grande Vitória. O governo Paulo Hartung cancelou o edital de licitação do sistema. O ato foi publicado no dia 26 de janeiro no Diário Oficial.
 
O edital foi lançado em setembro de 2014, ao valor de R$ 1,4 bilhão, mas no mês seguinte, o Ministério Público Especial de Contas (MPC) pediu a suspensão imediata da licitação.  Foram apontadas irregularidades como a quebra do sigilo do certame, devido à possibilidade de identificação prévia das empresas interessadas na disputa pela concessão. Em novembro, a Secretaria Estadual de Transportes e Obras Públicas (Setop) suspendeu o certame por tempo indeterminado.
 
O apelo do deputado foi para que o governo modifique o edital anterior, elaborado na gestão Renato Casagrande, para adequá-lo aos apontamentos feitos pelo MPC, ou que o novo governo promova uma nova licitação. Citou ainda o Rio de Janeiro, que adquiriu novas lanchas para a travessia  entre a capital fluminense e a cidade de Niterói. Para ele, o Aquaviário é uma das soluções para a mobilidade urbana da região metropolitana capixaba.
 
O Aquaviário foi um dos pilares do Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM) do governo Casagrande. A tarifa do Aquaviário seria a mesma do Sistema Transcol, mas com integração tarifária com os ônibus. O sistema contaria com cinco estações na fase inicial, localizadas na Prainha e Argolas/Paul (Vila Velha), Praça do Papa e Centro (Vitória) e Porto de Santana (Cariacica). Todas terão estacionamentos para veículos, bicicletários, banheiros e lanchonetes.

Mais Lidas